José Geraldo representa AL do TO na abertura da 5ª Conferência das Cidades

PTB Notícias 27/09/2013, 7:31

Representando a Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado José Geraldo (PTB) prestigiou a abertura da 5ª Conferência Estadual das Cidades, realizada no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) na terça-feira (24/9/2013), em Palmas.

O parlamentar disse que participar de um evento com diversos movimentos sociais, associações, ONGs e o poder público é muito importante para debater e buscar alternativas viáveis ao bom ordenamento das cidades.

O deputado disse ser fundamental o debate dos conferencistas que se voltam para os temas mobilidade, questão ambiental, moradia popular, entre outras questões referentes a urbanização.

“Somente com a participação da população é que vamos construir melhores alternativas para a vida nas cidades.

As conferências municipais contribuem decisivamente para a conferência estadual que, por sua vez, leva grandes contribuições ao encontro nacional, no campo da infraestrutura urbana”, lembrou José Geraldo.

O evento, que vai até o dia 26 com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, conta com a presença de membros do Ministério das Cidades, do Executivo estadual e de instituições não-governamentais, além da participação de 329 delegados eleitos em todos os municípios e 42 membros do Conselho Estadual das Cidades.

Os delegados vão discutir as prioridades do Ministério das Cidades para as áreas de habitação, mobilidade e planejamento urbano, bem como participação e controle social no sistema nacional de desenvolvimento urbano (SNDU); fundo nacional e desenvolvimento urbano no SNDU; instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; e políticas de incentivo à implantação de instrumentos e promoção da fundação social da propriedade.

As propostas serão levadas à 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece entre os dias 20 e 24 de novembro deste ano, em Brasília.

Todos os estados devem ter representatividade e o Tocantins participará com 36 delegados.

Com direito a palestra ministrada pelo arquiteto e urbanista Luiz Masaru Hayakawa, a conferência contou ainda com a presença do secretário das Cidades, Raimundo Nonato Frota Filho; do coordenador da equipe de apoio a planos municipais de saneamento básico, Alexandre Araújo Godeiro Carlos; e dos delegados que compunham o auditório.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Surgiu