José Humberto Cavalcanti cobra agilidade na emissão de carteiras de identidade

Agência Trabalhista de Notícias 19/12/2018, 8:43


Imagem Crédito: Roberto Soares/Alepe

O deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB-PE) criticou na segunda (17) “a injustificável demora” na emissão e renovação de carteiras de identidade pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), órgão da Secretaria de Defesa Social. O parlamentar fez um apelo às autoridades para que os documentos sejam feitos gratuitamente e de forma imediata, inclusive em delegacias. E ainda cobrou a modernização do órgão responsável pelo controle, emissão e operacionalização do sistema de identificação.

De acordo com Cavalcanti, inúmeras pessoas levam essa queixa ao seu gabinete. “Não se compreende que o cidadão espere, em muitos casos, mais de 20 dias por um documento cuja emissão e entrega não levariam, com o devido respeito, mais que dez minutos. Além de configurar um acintoso desrespeito ao contribuinte, o fato representa, também, despesas com transporte para pessoas que estão buscando oportunidade de trabalho”, assinalou.

Na avaliação do deputado, o sistema de identificação arcaico prejudica a imagem de Pernambuco. “Peço ao senhor governador, ao secretário de Defesa Social e ao presidente do Instituto Tavares Buril imediatas providências no sentido de regularizar e modernizar o sistema de emissão de cédulas de identidade. Essa condição servirá para a desejada e irreversível integração dos órgãos de segurança do país”, enfatizou.

Com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco