José Humberto Cavalcanti destaca o Dia do Rio Capibaribe, no Pernambuco

PTB Notícias 21/11/2013, 16:35


O próximo domingo (24/11/2013) é o Dia do Rio Capibaribe, instituído em 23 de março de 2010.

A informação foi repassada na quarta-feira (20) pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado José Humberto Cavalcanti (PTB).

A bacia hidrográfica do rio Capibaribe, informou o parlamentar, abastece mais de três milhões de pernambucanos, em sua maioria, vivendo na Região Metropolitana do Recife.

A influência direta das suas águas ultrapassam sete mil quilômetros quadrados, abrangendo 42 municípios, com nascente entre as cidades de Poção e Jataúba, e foz no Recife.

O deputado ressaltou que se produz às margens do Capibaribe grande parte da riqueza do Estado em setores como agricultura, pesca, pecuária, avicultura e agroindústria canavieira.

Indústrias, confecções e artesanato são atividades que também florescem às margens do rio.

Por outro lado, alertou José Humberto Cavalcanti, a poluição e o desperdício ameaçam o manancial mais importante do Estado.

Matadouros ainda lançam dejetos no leito do rio e há lixões contaminando as águas.

O deputado ressaltou a necessidade de uma ação conjunta dos governos do Estado e municipais, junto com empresários e sociedade civil, para melhor fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental.

Ao concluir, José Humberto convidou os colegas para participarem da audiência pública sobre os impactos do projeto de navegabilidade do Capibaribe, nesta sexta-feira (22), no auditório da Alepe.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de PernambucoFoto: João Bita/Alepe