José Sperotto comemora aumento do consumo do suco de uva no RS

PTB Notícias 15/02/2014, 7:29


O deputado José Sperotto (PTB-RS), autor da Lei nº 13.

247/2009, que inclui o suco de uva na merenda escolar da rede pública gaúcha, comemorou a notícia que circulou nos últimos dias na imprensa registrando o aumento do consumo do suco de uva.

Em 2011, foram consumidos 45 milhões de litros, em 2012 foi de aproximadamente 53 milhões e, no ano passado, deu um salto para mais de 72 milhões de litros.

Para Sperotto, o aumento deve-se a inclusão do suco de uva na merenda escolar, não só no Rio Grande do Sul como em outros estados, e pela conscientização das pessoas de que o consumo de produtos integrais só faz bem à saúde.

O consumo do produto contribui ainda para o incremento da produção e renda do setor da vitivinicultura gaúcha.

“Se continuar assim nos próximos anos vamos ter cidadãos com menos problemas de saúde”, afirma o deputado petebista.

Outra informação de grande importância é que as cooperativa e empresas produtoras do suco de uva estão investindo em novas fábricas, ampliações e também na qualificação do trabalhador.

Um exemplo é a Cooperativa Nova Aliança, que vai inaugurar uma nova planta, em Flores da Cunha, totalmente dedicada à produção de suco.

Benefícios do suco de uva integralHá muito que se conhece os benefícios da ingestão do suco de uva, especialmente como reforço alimentar das crianças em idade escolar, o qual contribui com numerosas vitaminas e complexos minerais para o organismo, entre eles cálcio, ferro, potássio e as vitaminas B1, B2, B6 e B12.

O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando do organismo o ácido úrico, causador da fadiga.

Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Pesquisas recentes confirmam que o puro suco de uva, principalmente o processado a partir de uvas vermelho-roxas escuras, possui concentrações maiores de um composto chamado resveratrol.

Esse composto apresenta a capacidade de prevenir a oxidação do mau colesterol – LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, sendo também um agente preventivo do câncer.

Essa substância presente no suco tem a capacidade de inibir as fases de iniciação e crescimento do tumor.

A sua riqueza em vitaminas e sais minerais confere-lhe poder no combate a várias doenças, entre elas:Aperiente peitoral, anti-escorbútica, reumatismo, gota, artrite, hipertensão, prisão de ventre, anemia, hipercolesteremia, depressão, eczema e hepatite.

Além disso é diurética, tônica, reconstituinte, ativadora das funções intestinais, vitalizante, mineralizante, anti-inflamatória, calmante e adstringente.

Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia.

Pelos inúmeros fermentos que contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações gastrointestinais.

Beneficia todo o aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, as flatulências, a atonia intestinal e as fermentações.

O consumo regular do suco de uva, além de ser um hábito saudável, de prevenir e combater doenças, é um de elemento de apoio contra a desnutrição.

O suco de uva faz bem para o coração.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Deputado José Sperotto (PTB-RS)