Josué Bengtson chama agricultores brasileiros de “heróis nacionais”

PTB Notícias 14/03/2018, 8:16


Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

Ao destacar a previsão de que o Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos na produção de soja em 2019 – tornando-se o primeiro colocado nesta área no mundo –, o deputado Josué Bengtson (PTB-PA) chamou os agricultores brasileiros de “heróis nacionais”. Para o parlamentar, os produtores merecem esse título por conseguirem aumentar as safras apesar de todas as adversidades que enfrentam no Brasil.

“Isso mostra o denodo, o esforço e a luta do produtor rural brasileiro, que, apesar dos altos impostos, da inflação e da falta de infraestrutura, consegue colocar o país na vanguarda da produção agrícola”, afirmou.

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que a produção daquele país não vai crescer, permanecendo em 116,7 milhões de toneladas, enquanto, no Brasil, aumentará para 120 milhões de toneladas.

“Todo ano, o lucro da soja produzida diminui. Mas o produtor brasileiro é aquele lutador que, mesmo assim, está se preparando para colher a maior safra. Pela primeira vez, vamos ter essa satisfação de ultrapassar os Estados Unidos, que dão incentivos aos agricultores americanos, que subsidiam a produção, e que têm o rio Mississipi, que transporta a soja de forma muito mais barata do que a nossa”, analisou Bengtson.

O petebista declarou que o governo brasileiro precisa ajudar o produtor a diminuir os custos de produção, como, por exemplo, no transporte. “No Brasil, o produtor enfrenta impostos do começo ao final da produção, e ainda tem que encarar o aumento do diesel”, criticou.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados