Josué Bengtson lamenta resultados de pesquisa de acidentes de trânsito

PTB Notícias 13/06/2017, 10:11

Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1497389829334{margin-bottom: 0px !important;}”]O deputado Josué Bengtson (PTB-PA) lamentou resultados de pesquisa que mostram que o trânsito custou R$ 146 bilhões no ano passado, o equivalente a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

A pesquisa, feita pelo Centro de Pesquisas e Economia do Seguro (Cpes), da Escola Nacional de Seguros, ainda mostrou que 75% das pessoas que se acidentam no trânsito são da população economicamente ativa.

“O prejuízo vai além do viés econômico. Os traumas são terríveis, as pessoas ficam internadas por um ano fazendo cirurgia e fisioterapia. Além de ter perdido a saúde, pode ficar inválida e o governo vai arcar com os custos e dar uma aposentadoria”, disse o deputado.

O parlamentar ainda analisou como um dos motivos do alto número de acidentes a irresponsabilidade dos motoristas, principalmente ao misturar álcool e direção.

Pesquisa de 2014 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no relatório Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais Brasileiras, mostra que a ingestão de bebida alcoólica está entre as três principais causas de acidentes letais nas rodovias federais.

“É lamentável. O Brasil é um dos campeões mundiais de acidentes de trânsito, mas isso é uma somatória de problemas. Começando pela qualidade das nossas estradas, continuando pela má sinalização das ruas da cidade, o desrespeito às faixas de pedestre e por fim o consumo de álcool”, lamentou Bengtson.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]