Jovair anuncia que PTB e PSC formalizaram composição de bloco informal

PTB Notícias 21/03/2012, 18:20

Em reunião nesta quarta-feira (21/3/2012), PTB e PSC decidiram criar um bloco informal que passará a obstruir todas as votações da Câmara, até que seja marcada a votação do Código Florestal.

Com essa decisão, o PTB retirou-se do bloco PCdoB-PSB.

Liderada por Jovair Arantes (GO), a bancada do PTB tem 21 deputados, enquanto o PSC, coordenada por Ratinho Júnior (PR), possui 17 cadeiras na Câmara.

Após reunião de quase duas horas, as duas legendas, que passarão a votar da mesma forma, informaram que continuam na base do governo, mas vão exigir a negociação de todos os projetos que forem apresentados, semana a semana, o que exigirá mais esforços e atenção do governo.

“O PTB irá comunicar a estes dois partidos a saída do bloco.

Nos unimos com o PSC por causa da proximidade de pensamento em relação ao Código Florestal.

Achamos que a matéria deve ser votada o quanto antes.

Além disso, estamos de olho nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano”, disse Jovair Arantes.

Segundo Ratinho Júnior, “toda a discussão em relação às eleições ainda serão feitas”.

“Onde o candidato for do PTB, o PSC pode apoiar e onde o candidato for do PSC, o PTB pode dar apoio”, afirmou o líder do PTB.

Em relação à votação do Código Florestal na Câmara, que ainda não tem data determinada para acontecer, o líder do PSC afirmou que o bloco “não votará nada até que o Código seja levado para o Plenário da Casa ou possuir uma data definida”.

De acordo com a assessoria do líder do PSC, Ratinho Júnior, o regimento da Câmara determina que os blocos parlamentares devem ser constituídos no início de cada legislatura para que, desta forma, os partidos possam reivindicar espaço nas comissões da Casa.

Para o PTB e o PSC poderem constituir um bloco de forma oficial, será necessário avisar a Presidência da Câmara no início da próxima legislatura, de acordo com a assessoria do líder do PSC.

Ainda segundo a assessoria, o regimento permite aos partidos alianças informais, visando votações, a qualquer momento.

Leia, abaixo, o comunicado da Liderança do PTB na Câmara.

ComunicadoEm reunião realizada nesta quarta-feira, 21 de março, os partidos PTB e PSC deliberaram:1 – O PTB está se desligando do bloco PSB e PCdoB;2 – O PTB e o PSC estão formalizando um bloco parlamentar;3 – O PTB e o PSC estão em obstrução até que as matérias em pauta sejam discutidas pelo conjunto dos parlamentares;4 – Nas eleições municipais deste ano, sempre que possível, o bloco PSC / PTB será reproduzido com candidaturas majoritárias.

Brasília, 21 de março de 2012Jovair ArantesLíder do PTB na CâmaraAgência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do Estadão.

com.

br, do G1 e da Liderança do PTB na CâmaraFoto: Agência Câmara de Notícias