Jovair Arantes diz que Brasil precisa ter cautela com uso do etanol

PTB Notícias 15/05/2007, 13:55

O deputado Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, em discurso no plenário, abordou um tema que, segundo ele, deve ser tratado com cautela: o crescente interesse mundial no biocombustível etanol, para o qual o Brasil possui mercado consolidado.

“Está correto dizer que se trata de um combustível politicamente correto para o meio ambiente, porque é menos poluente, mas devemos ter cautela para se evitar grandes desmatamentos para atender às demandas do mercado externo, o que acrescentaria pouco benefício ao meio ambiente”, disse o deputado petebista.

“O interesse mundial pelo etanol, que elevará a produção brasileira dos atuais 17,5 bilhões de litros para 35,7 bilhões de litros por volta do ano de 2013, contribuirá para o desenvolvimento econômico do País.

Porém, isso deve ser associado a um rigoroso planejamento ambiental”, alertou.

“Planejamento ambiental, tecnologias menos poluentes e restauração do meio ambiente são temas tratados com responsabilidade em nosso Estado de Goiás, pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), que tem alertado suas filiadas para a necessidade de adoção de práticas de produção mais limpa.

Neste sentido, por meio de parcerias, tem promovido cursos de capacitação e seminários, com vistas a conscientizar a classe empresarial sobre a importância do assunto.

Segundo a FIEG, as grandes empresas goianas não têm enfrentado maiores dificuldades para se adaptarem, investindo na adoção de novas tecnologias.

A maioria das indústrias responderão o chamado da FIEG.

Muitas têm promovido mudanças em sua matriz energética, adotando tecnologias limpas para redução das emissões de gases poluentes”, concluiu o líder do PTB.

Agência Trabalhista de Notícias