Jovair Arantes felicita 279º aniversário de fundação de Corumbá de Goiás

PTB Notícias 15/07/2009, 10:10

O Deputado Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, felicitou, em discurso no Plenário, na tarde de ontem, o aniversário de Emancipação Política do município de Corumbá de Goiás (GO), que completou 279 anos de fundação e 107 anos de emancipação.

Arantes lembrou que a história de Corumbá de Goiás, uma das cidades mais antigas daquele Estado, teve início no ano de 1730 como um arraial de garimpeiros por bandeirantes paulistas e portugueses que descobriram um grande filão aurífero na confluência do Ribeirão Bagagem e Rio Corumbá, que deu o nome à localidade.

Juntamente com a mineração, as atividades agropecuárias e artesanais deram sustentação ao arraial de Corumbá no período colonial.

Nessa época surgiram as tradicionais festas religiosas de Corumbá, como a Festa do Divino Espírito Santo, de Santo Elesbão e Santa Efigênia.

“Corumbá de Goiás, localizada a 110 Km de Goiânia, teve sua emancipação política no ano de 1902 e hoje constitui um importante pólo turístico do Estado de Goiás.

No cenário religioso o município se destaca com a realização das festas de São Sebastião, do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora da Aparecida.

No cenário cultural Corumbá de Goiás conta com a realização do Carnaval de Rua, Encontro das Fiandeiras de Corumbá, Encontro dos Cavaleiros, Festa Folclórica das Cavalhadas, dentre outras”, disse o Deputado do PTB.

Jovair Arantes ressaltou que, em 8 de junho de 2000, a cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional: “Corumbá possui o terceiro maior casario histórico de Goiás.

São 52 casas em estilo colonial, quatro ecléticas, além do cemitério com seus muros de taipa, a capela barroca e túmulos de mármore que relembram figuras de grandes comerciantes e fazendeiros da época em que essa localidade era um importante centro agropecuário e exportador”.

“Parabéns ao município de Corumbá de Goiás pelos seus 279 anos de fundação e 107 anos de emancipação política! Coloco-me, como sempre estive, à disposição de seus munícipes e seus administradores para tudo em que puder ser útil.

Congratulo-me com sua população e com todos aqueles que, como eu, participam da vida ativa daquela cidade e nela creditam seus esforços”, concluiu o Parlamentar do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias