Jovair Arantes felicita 82º aniversário de fundação de Buriti Alegre

PTB Notícias 25/06/2009, 8:22


O Deputado Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, felicitou, em discurso no Plenário, na tarde de ontem, os 82 anos de fundação do município de Buriti Alegre (GO).

“Buriti Alegre é conhecido como Terra de Nossa Senhora, em virtude do primeiro povoado ter surgido ao redor de uma capela construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora D´Abadia.

Por volta do ano de 1910, no terreno de Vicente Maneco, surgiu o Arraial de “Abadia de Buriti Alegre”.

Neste local, anualmente eram promovidas festas em homenagem à Santa, fato que motivou a construção de inúmeras casas nas proximidades do pequeno templo de orações”, explicou o Deputado do PTB.

Segundo Arantes, o Distrito de Buriti Alegre foi instalado em 1914 e em 24 de junho de 1927, por Lei Estadual, foi elevado à condição de município.

A origem do nome do município é devido ao grande número de palmeiras Buritis existente na região, “tendo constantemente em suas folhas grandes números de pássaros demonstrando enorme alegria”, por este motivo, o nome: Buriti Alegre, que expressa de maneira exata, um pouco da beleza local”.

O município está localizado a 209 km da Capital do Estado e fica na mesorregião do Sul goiano e microrregião do Meia Ponte, vertente goiana do Paranaíba, as margens da Rodovia Estadual GO-210.

Possui uma área de 945 quilômetros quadrados e abriga uma população de aproximadamente 8.

718 habitantes.

No cenário cultural e religioso, o município se destaca com a realização da festa de São Sebastião e de Nossa Senhora D´Abadia.

Eleva-se também no setor turístico, com as belas paisagens naturais e por ser banhado por diversos rios, como o Paranaíba e seu afluente Corumbá, o Rio Piracanjuba e pelas notáveis cachoeiras.

“Buriti Alegre e seus munícipes têm muito a comemorar, a cidade gradativamente conquista desenvolvimento econômico e social.

Possui grande tradição na criação de gado bovino e também uma agricultura bastante diversificada, com o plantio de milho, arroz, soja e café.

Como Deputado Federal, e com muito orgulho filho de Buriti Alegre, tenho me empenhado junto aos órgãos federais para melhorar as condições do município.

Parabéns ao município de Buriti Alegre pelo seu 82º aniversário de emancipação”, concluiu o Parlamentar do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias