Jovair Arantes, líder do PTB, analisa projeto de reforma política

PTB Notícias 5/03/2009, 18:12


Os presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado Federal, José Sarney, anunciaram recentemente a criação de uma comissão especial mista para consolidar as proposições da reforma política em tramitação nas duas casas do Congresso.

A iniciativa visa agilizar a aprovação de mudanças no sistema político-partidário antes das eleições de 2010.

De acordo com a legislação eleitoral, se as alterações não forem aprovadas até outubro deste ano, elas não poderão valer para o próximo pleito.

O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes, avalia que a reforma política se faz necessária e que existe uma forte pressão da opinião pública sobre a necessidade de mudanças.

Para o líder, a reforma política no País deve ser intensa e mais profunda.

Jovair diz que enquanto os partidos políticos entenderem que ela não lhes será favorável, eles serão contrários a sua aprovação.

Por isso vê dificuldade em votá-la.

O líder destacou um dos pontos da reforma para explicar sobre as alterações, como por exemplo o que diz respeito ao estabelecimento de listas pré-ordenadas.

O petebista analisa que o eleitor brasileiro mantêm a tradição de votar no candidato e não no partido, e que a lista fechada estabelece o contrário.

Jovair Arantes avalia que desta forma o eleitor vê diminuída a sua perspectiva de escolha.

fonte: Informativo da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados