Jovair Arantes ressalta importância da saúde bucal no Brasil

PTB Notícias 5/11/2007, 11:23

Na última semana, o deputado federal Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara dos Deputados, em discurso no plenário, parabenizou todos os cirurgiões-dentistas pelo Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, comemorado no dia 25 de outubro.

“Como faço todos os anos, ocupo a tribuna da Câmara dos Deputados para me dirigir aos colegas de profissão e reafirmar meu compromisso, como cirurgião dentista e Parlamentar, na defesa dos interesses de nossa classe.

Já obtivemos muitos progressos, mas precisamos continuar avançando em aspectos relevantes para o nosso reconhecimento profissional e para o papel da odontologia como fator de elevação da qualidade de vida da população”, disse o Deputado.

Jovair Arantes lembrou que, com o crescente desenvolvimento científico-tecnológico do Brasil, as técnicas modernas aplicadas à odontologia acompanham as tendências internacionais e garantem um moderno atendimento aos nossos pacientes.

Mas, infelizmente, o acesso ao tratamento odontológico de ponta não é acessível a todos: grande parte da população segue desconhecendo a relevância do mesmo para a saúde integral.

“Na condição de Parlamentar, tenho voltado minhas ações para o reconhecimento do papel da odontologia na saúde dos brasileiros, defendendo que a boca deve ser vista não só como porta de entrada para a saúde de forma geral, mas também como indício de várias doenças do corpo humano.

Hoje é pacífico o entendimento de que nós, cirurgiões-dentistas, temos condições de diagnosticar precocemente muitas mazelas que acometem o ser humano e de tratar suas conseqüências.

O profissional da área odontológica, cada vez mais, busca aperfeiçoar as técnicas empreendidas no tratamento, focalizando o paciente em sua totalidade, em prol tanto da saúde bucal, quanto do bem-estar geral”, afirmou o líder do PTB na Câmara.

Jovair Arantes também parabenizou o Governo Federal, que, em 2004, lançou o Programa Brasil Sorridente, com o objetivo de ampliar e melhorar as condições de atendimento à população: “Esse programa contempla ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.

Mas para concretizar o projeto da universalização do acesso ao tratamento odontológico em nosso País são necessários planos e ações que garantam o exercício desse direito.

Neste sentido, dentre as proposições de minha autoria, gostaria de destacar o PL nº 2.

604, de 1996, com impacto direto na melhoria das condições de trabalho do profissional de odontologia, pois que institui incentivos fiscais para aquisição de equipamentos médico-hospitalares e ainda poderá auxiliar as instituições de saúde que enfrentam dificuldades para manter e reformar suas instalações, além de modernizar seus equipamentos de modo a prestar um atendimento de boa qualidade à população”.

“Reitero que continuarei envidando esforços no sentido de apoiar o progresso do nosso Estado de Goiás, na defesa dos interesses do povo goiano e da categoria dos cirurgiões-dentistas.

A todos os companheiros de profissão, minhas sinceras homenagens! Parabéns, e que as comemorações alusivas ao Dia do Cirurgião-Dentista, marquem mais uma etapa de realizações e êxitos na construção de um Brasil repleto de sorrisos”, concluiu o Parlamentar petebista.

Agência Trabalhista de Notícias