Jovair defende que reforma política passe a valer para eleições de 2016

PTB Notícias 5/07/2013, 13:18


O Líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes, participou nesta quinta-feira (04/07) da reunião dos líderes de partidos da base aliada do governo com o vice-presidente da República, Michel Temer.

Na reunião, os líderes chegaram à conclusão de que não há tempo suficiente para que as regras aprovadas com o plebiscito sobre a reforma política tenham validade nas eleições de 2014.

De acordo com a legislação atual, qualquer mudança no sistema eleitoral deve ser aprovada pelo menos um ano antes das eleições.

Jovair Arantes e os líderes partidários levantaram a possibilidade de ser realizado um referendo em lugar do plebiscito, uma consulta pública após a aprovação de novas regras eleitorais pelo Congresso.

O vice-presidente Michel Temer , defendeu na reunião a realização do plebiscito em conjunto com o segundo turno das eleições de 2014.

O tema voltará a ser discutido em reunião entre o governo e os líderes da base aliada no Senado, mas é consenso entre os governistas que as novas regras deveriam valer apenas a partir das eleições municipais de 2016.

Os deputados não discutiram, na reunião desta quinta-feira, as perguntas que poderão ser respondidas pelos eleitores.

As questões deverão fazer parte de um projeto de decreto legislativo, que ainda será aprovado pela Câmara e pelo Senado.

O líder do PTB, Jovair Arantes, justificou o adiamento da discussão: “É evidente que não poderíamos atropelar a legislação atual e a Constituição, sob pena de não termos um resultado que a sociedade possa absorver como positivo”.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Agência CâmaraFotografia: Antonio Cruz/ABr