Jozi destaca novas oportunidades para o AP com exploração de petróleo

PTB Notícias 15/04/2015, 18:33


Em pronunciamento no plenário da Câmara, na terça-feira (14/4/2015), a deputada Jozi Rocha (PTB-AP) chamou a atenção dos parlamentares para a possibilidade de o Amapá se tornar um dos grandes estados produtores de petróleo no país.

A parlamentar destacou o fato de que estudos realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) estimam que haja um potencial de extração de 500 mil a um milhão de barris por dia, na Bacia da Foz do Rio Amazonas.

A deputada afirmou que o início das operações das empresas petrolíferas no Amapá abre a perspectiva de mais desenvolvimento e crescimento para o Estado, com o surgimento de novas oportunidades para o setor industrial, comercial, além de maior distribuição de renda e criação de empregos.

“Um grande tesouro foi descoberto no Amapá, que é o petróleo na foz do Rio Amazonas.

Especialistas no setor estão otimistas com o afluxo de investimentos que o Amapá deve receber a partir do início das operações, uma vez que já houve a concessão do bloco na costa do Amapá”, disse Jozi Rocha.

No seu discurso, a deputada trabalhista reforçou que, como presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap), vem promovendo debates e seminários para a discussão sobre os efeitos da atividade de exploração de petróleo na vida do povo amapaense.

Segundo Jozi Rocha, foram chamados especialistas do setor, empresários, representantes das empresas vencedoras do leilão de exploração, parlamentares da bancada federal e estadual, membros do governo e da sociedade civil, para avaliação dos desafios que o Estado terá pela frente.

Para a deputada, é preciso que haja estímulo à qualificação da mão de obra local como forma de garantir que a nova atividade proporcione benefícios diretos à população do Amapá.

“É verdade que temos carência de mão de obra local, por isso é indispensável que a nossa Universidade Federal do Amapá prepare técnicos para essa realidade futura.

É necessário instituirmos escolas técnicas nas principais cidades do Estado, com cursos específicos.

É fundamental integrarmos o Senai e todo o Sistema S nesse esforço para qualificação dos trabalhadores amapaenses, para garantirmos que toda a sociedade se beneficie deste salto econômico que teremos.

Aqui na Câmara, nossa missão é garantir que esta nova realidade se viabilize.

Eu tenho certeza que a exploração do petróleo na nossa costa se transformará numa riqueza a ser partilhada por todos os amapaenses”, concluiu a deputada Jozi Rocha.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da deputada Jozi Rocha (PTB-AP)Foto: Divulgação/Liderança do PTB na Câmara