Jozi pede audiência para debater aplicativo sobre acidentes de trabalho

PTB Notícias 17/09/2015, 16:41


A pedido da deputada Jozi Araújo (PTB-AP), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para debater o aplicativo para mídias móveis SimVida, que permite a qualquer pessoa denunciar situações de risco ou de acidente de trabalho aos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

A comissão aprovou requerimento da parlamentar solicitando o debate.

Jozi Araújo quer conhecer melhor o aplicativo – lançado pelo TRT da 8ª Região (Pará e Amapá) em dezembro de 2014 – para saber se ele pode ser usado pelos tribunais de outras regiões.

“O SimVida permite que qualquer cidadão, com garantia do anonimato, diante de uma situação de risco de acidente de trabalho, ou mesmo do acidente já ocorrido, registre o fato por fotos e encaminhe-o diretamente ao TRT, que tomará imediatamente as medidas cabíveis”, explica Jozi Araújo.

O aplicativo foi desenvolvido pelo TRT da 8ª Região em parceria com o LabLivre, da Universidade Federal do Pará, como uma ferramenta para enfrentar “o quadro alarmante” que a região Norte apresenta de acidentes de trabalho.

Segundo dados da Previdência Social, foram registrados 31.

275 acidentes de trabalho em 2014, na região Norte, tendo como agravante a faixa etária desses trabalhadores que estão entre 25 e 34 anos de idade.

“O custo financeiro para o INSS é altíssimo e o custo social incalculável”, destaca a parlamentar.

O SimVida também permite a realização de mapeamento das áreas de situações de riscos de acidentes de trabalho, o que possibilita o direcionamento da fiscalização para esses pontos, passando a atuar de forma preventiva.

A data da audiência sobre o aplicativo ainda não foi definida.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos DeputadosFoto: Divulgação