Jurandir afirma que descentralização da saúde começa a ser pauta

PTB Notícias 4/11/2011, 17:05


Relator da Subcomissão para Tratar das Macrorregiões de Saúde no Estado do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Jurandir Maciel (PTB) destacou nesta quinta-feira (03/11/2011) alguns tópicos que deverão constar no relatório final das atividades do órgão técnico.

Segundo ele, uma das conclusões é que, apesar das dificuldades, o Executivo colocou definitivamente a descentralização da saúde em pauta e começa a avançar na área.

Ações que envolvem alguns casos específicos, como a contratualização do hospital de Barra do Ribeiro pelo Estado, a atenção aos hospitais de Palmeira das Missões e de Gravataí, o aumento do número de leitos do Hospital Universitário de Canoas e a proposta de instalação de um Hospital Regional em Cruz Alta também foram apontados pelo parlamentar.

“Isso tudo nos leva a crer que, mesmo com as dificuldades, a descentralização da saúde começa a ser pauta do governo do Estado”, disse.

Jurandir também enfatizou o debate em torno da readequação das macrorregionais de saúde, passando de sete para nove, bem como das Delegacias Regionais de Saúde, que passariam de 19 para 29, de acordo com estudos da Comissão.

Outro problema constatado é o déficit de leitos no Estado.

Segundo o deputado, somente na Região Metropolitana, esse número chega pelo menos a 7 mil leitos.

“Precisaríamos ter no mínimo 13 mil leitos para atendermos a pleno na região.

Por isso, vamos rever a Portaria 1001 e os serviços que temos de ter mas macrorregionais, além da necessidade de mudança da nomenclatura das secretarias para Secretaria de Saúde e Atendimento a Doenças”, concluiu.

fonte: site do PTB – RS