Jurandir Maciel apresenta diretrizes da Política de Resíduos Sólidos

PTB Notícias 1/09/2013, 11:59


A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como defesa do meio ambiente e como uma nova realidade de vida para os catadores de materiais recicláveis foi apresentada pelo deputado estadual Jurandir Maciel (PTB) em audiência pública, na última sexta-feira (30/08/2013), no município de Rio Grande (RS).

Jurandir é coordenador da Frente Parlamentar que trata da PNRS e relator da Subcomissão de Resíduos Sólidos da Assembleia Legislativa.

Para reforçar ainda a importância de uma política ambiental para o Rio Grande do Sul, o deputado petebista foi também será painelista na Conferência Estadual do Meio Ambiente, que aconteceu neste sábado (31/08/2013), em Porto Alegre.

“São dois grandes momentos, onde estamos abordando uma discussão conceitual, técnica, operacional e política sobre todas as diretrizes da legislação 12.

305 de 2010, que estabelece o fim dos lixões até 2014 e impõe aos municípios e estados a elaborarem planos próprios de gerenciamento de resíduos sólidos”, enfatiza Jurandir.

Em sua apresentação, Maciel explanou a respeito da educação ambiental no contexto produção e consumo.

“Educação para todo o cidadão que produza lixo e capacitação para os catadores que, hoje, são os nossos maiores agentes ambientais”, explica.

Na Conferência Estadual do Meio Ambiente, além da inserção social dos catadores e da organização de cooperativas de trabalho, Jurandir Maciel falou sobre o seu projeto de lei “Divisão Verde”.

A proposta reúne universidades e escolas de Ensino Fundamental e Médio em pesquisas de campo sobre preservação de mananciais d’água, tratamento de esgoto e resíduos sólidos.

A matéria foi construída com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e será fundamental na execução da PNRS.

“O Estado tem tudo para ser vanguarda na destinação correta de resíduos sólidos e a participação da coordenadora Daniela vem para fomentar ainda mais esse nosso anseio”, conclui o deputado.

fonte: site do PTB – RS