Jurandir Maciel: ‘catadores de Uruguaiana terão coleta seletiva em março’

PTB Notícias 6/02/2014, 8:18


A partir de março, os moradores de sete bairros de Uruguaiana (RS) contarão com o auxílio dos catadores na orientação à separação de lixo e no recolhimento.

A Associação dos Catadores Amigos da Natureza (Aclan) ficará responsável pela Coleta Seletiva Solidária no município.

O acordo foi firmado durante reunião do Grupo Técnico que trata do tema, realizada na terça-feira (4/2/2014), na Prefeitura de Uruguaiana.

O deputado estadual Jurandir Maciel (PTB) esteve representado pelo coordenador do seu gabinete, João Hilgert.

Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, o programa contemplará inicialmente o Centro, Mascarenhas de Moraes, Santo Antônio, São João, Cidade Nova e Emílio Brandi, mas a ideia é implantar em toda a cidade.

A coleta seletiva beneficiará 9.

660 habitantes.

“Com esse programa, os catadores vão ficando conhecidos nas ruas aonde atuam, estabelecendo uma proximidade da relação com os moradores desses bairros”, comentou o prefeito.

Os catadores utilizarão, em caráter provisório, o pavilhão do antigo Irga, para a realização dos trabalhos, mas para novembro está prevista a entrega da usina de reciclagem que será construída junto ao lixão municipal.

Conforme os dados da pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, Uruguaiana tem uma geração de resíduos de 0,62kg por habitantes/dia.

Dentre esses resíduos, 42,59% são recicláveis.

Ou seja, 0,264 kg/hab/dia é a geração média de materiais reaproveitáveis no município.

Segundo a pesquisa cada cidadão uruguaianense gera cerca de 0,264 quilos de resíduos recicláveis por dia.

“Há várias gestões bato na porta da prefeitura em busca de uma solução para as famílias de catadores, mas foi nessa, do prefeito Schneider, que a discussão avançou.

Isso aconteceu por meio do apoio do deputado Jurandir, que nos recebeu, nos ouviu e veio acompanhar de perto o que passávamos no lixão”, contou a presidente da Aclan, Maria Tugira da Silva Cardoso.

A Fundação Luterana de Diaconia também reconheceu o trabalho feito por ambos.

Participaram ainda do encontro os secretários municipais do Planejamento, Diego Xavier Roque; do Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes; da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes; e da Ação Social e Habitação, Elton da Rocha.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul