Jurandir Maciel defende inclusão do carvão gaúcho nos leilões de energia

PTB Notícias 10/08/2011, 7:15


Representando a bancada do PTB da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Jurandir Maciel participou na última segunda-feira (8/8) do 1° Manifesto Regional Pró-carvão, realizado em Candiota, no sudeste Rio-grandense.

Na ocasião, o parlamentar entregou aos organizadores da mobilização um documento de apoio dos deputados da sigla à inclusão do carvão produzido no estado nos leilões federais de energia.

No total, mais de 15 cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná participaram do Manifesto.

Segundo Jurandir, o Rio Grande do Sul produz 85% das reservas de carvão do país e responde, somente em Candiota, por 40% dessa produção.

“O nosso carvão não tem sido incluído nos leilões de compra de energia e isso me preocupa.

Por isso, me somei, em nome da bancada, nessa luta.

Há uma grande oportunidade de o Estado vir a ser um grande fornecedor de carvão para o país e até para nações como o Uruguai e temos de defender isso”, disse o Petebista.

Jurandir lembrou ainda que a produção de Candiota recebeu interesse por parte do empresário carioca Eike Batista e que esse investimento poderá gerar mais de 9 mil empregos na região.

“Candiota está com seu projeto de ampliação paralisado à espera dos leilões federais de energia e, sem eles, a região não poderá crescer e prosperar.

A riqueza está ali e deve ser utilizada, ou teremos grandes problemas” apontou.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul