Jurandir Maciel defende organização do SUS em Congresso de Saúde

PTB Notícias 24/07/2013, 8:14

A organização do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da divisão de macrorregiões e microrregiões foi defendida pelo deputado estadual Jurandir Maciel (PTB) durante a abertura do Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul e do 25º Seminário de Municipalização da Saúde, na segunda-feira (22/7/2013).

O evento foi realizado às 19h, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O parlamentar representou a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

“Queremos propor e ajudar os gestores federal, estadual e municipal a iniciar um processo de mudanças no setor da Saúde, começando com um planejamento estratégico do Sistema a partir de macrorregiões e microrregiões, fazendo com que os municípios organizem o seu sistema básico e implantem estratégias para a saúde da família”, enfatizou Jurandir Maciel.

Desta forma, o estado contaria com nove macrorregiões, e não mais sete regiões; e com 30 microrregiões em vez de 19.

“O Congresso e o Seminário são oportunidades de compartilharmos os avanços e discutirmos soluções para os gargalos da Saúde.

Os municípios precisam se manifestar quanto à dificuldade de investimentos na área”, destacou.

O parlamentar também abordou a importância da distribuição justa dos serviços – agendamento, consultas e outros –, a valorização dos profissionais e a construção de hospitais regionais e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O Congresso das Secretarias é o maior fórum sobre políticas do setor no estado, e tem como objetivo propor rumos para ações desenvolvidas em âmbito municipal, visando também influenciar nas políticas de saúde em nível estadual e federal.

Os eventos vão até esta quarta-feira (24), a promoção é do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul