Jurandir Maciel promove audiência para discutir situação de catadores

PTB Notícias 29/11/2013, 9:10

Há um mês de completar três anos da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece o fim dos lixões no Brasil, Uruguaiana (RS) discutirá, nesta sexta-feira (29/11/2013), a situação dos catadores de materiais recicláveis e reversão do lixão municipal.

A proposição é do deputado estadual Jurandir Maciel (PTB), junto à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O evento será realizado na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo (Rua Santana, s/nº).

O depósito da cidade recebe diariamente cerca de 80 toneladas de todo o tipo de resíduos e possui mais de 150 catadores trabalhando no local em condições subumanas.

O depósito será desativado no início de 2014.

A audiência segue uma reivindicação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e tem a parceria do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores, da Presidência da República.

O PNRS tem como premissas a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável, bem como o aumento da reciclagem e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

A audiência contará com a presença do prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MP), Diego Corrêa de Barros, da auditora pública externa do Tribunal de Contas da União (TCU), Kenman Corrêa Yung, do subchefe Parlamentar da Casa Civil, Cezar Martins, da coordenadora do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC) da Presidência da República, Daniela Metello, e de representantes do MNCR.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul