JVC alerta para cancelamento de obras com a suspensão dos “restos a pagar”

PTB Notícias 2/05/2011, 10:12


O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) demonstrou preocupação, em discurso na última quinta-feira (28/04/2011), pela aproximação do dia 30 de abril, data em que os chamados “restos a pagar” de recursos orçamentários relativos a 2007 e 2009 serão cancelados, segundo decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os “restos a pagar” incluem emendas parlamentares.

Os compromissos assumidos e que não serão pagos, por força do decreto, vão resultar em obras inacabadas e no cancelamento de projetos, avaliou o senador.

– Corremos o risco de criar um grande cemitério de obras inacabadas – disse.

João Vicente Claudino lembrou que os órgãos envolvidos com o processamento das dívidas nos municípios, como a Caixa Econômica Federal, muitas vezes carecem de funcionários e de estrutura, sem falar na burocracia, o que afeta o andamento dos processos.

Ele pediu que o Executivo reveja a decisão, pois com a paralisação de obras que já estão encaminhadas, o custo de reinicio e a perda de empreendimentos já encaminhados trarão enormes prejuízos.

– Clamamos para que a equipe técnica do governo encontre uma saída – disse.

O senador lembrou ainda que de 10 a 12 de maio ocorrerá a Marcha dos Prefeitos em Brasília, e que seria excelente se eles tivessem boas notícias em relação ao assunto.

fonte: Agência Senado