JVC apoia projeto que cria evento de incentivo às tecnologias digitais

PTB Notícias 10/04/2014, 7:16


Com o objetivo de desenvolver projetos de acessibilidade digital e dar maior transparência às atividades do Senado, o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) apresentou parecer favorável ao projeto (PRS 83/2013) que institui o evento “Hackathon – Senado Federal”.

A matéria foi aprovada em caráter não terminativo na reunião de terça-feira (8/4/2014) da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado.

Relator do projeto, João Vicente Claudino disse que eventos como esse já foram realizados em instituições públicas e privadas brasileiras a fim de facilitar o acesso à informação e garantir o exercício da cidadania.

“A promoção sugerida no projeto se identifica plenamente com o conceito de transparência, exigível num ambiente das relações democráticas que deve haver entre o Estado e a sociedade.

As soluções para a prática efetiva desse conceito muitas vezes encontram dificuldade de execução e isso se deve muito à falta de estímulo à criatividade”, defendeu.

A proposta do autor do texto, senador Pedro Taques (PDT-MT), é reunir amadores e profissionais identificados com a área de tecnologia da informação (programadores, desenvolvedores de sistemas e inventores), com o objetivo de desenvolver projetos de acessibilidade digital destinados ao aprimoramento e ao aumento da transparência pública relativas às atividades desenvolvidas pelo Senado Federal, em particular quanto ao processo legislativo.

Participantes terão despegas pagas”O Senado arcará com todas as despesas dos participantes residentes fora do Distrito Federal, decorrentes de deslocamento aéreo, hospedagem, alimentação e traslados, e que as apresentações deverão ser realizadas perante a Comissão Organizadora, em local acessível ao público, com a utilização de equipamentos próprios de cada concorrente”, diz o texto do projeto.

PrêmioOs autores das três propostas vencedoras receberão prêmio financeiro, cujo valor será definido em regulamento, nos termos de ato da Comissão Diretora.

As propostasPoderão ser individuais ou coletivas, no limite de até três integrantes, e deverão ser inscritas em formulário específico disponível no portal do Senado Federal, quando o projeto for aprovado.

Sendo que serão selecionados até cinquenta projetos, de acordo com avaliação da Comissão Organizadora, que levará em conta os critérios interesse público, criatividade e qualidade técnica.

Tramitação do projetoA matéria será encaminhada à Comissão Diretora, para decisão final.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do senador João Vicente Claudino (PTB-PI)Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado