JVC apoia projeto que institui Semana de Educação Ambiental em escolas

PTB Notícias 20/03/2014, 9:10


Foi aprovado nesta terça-feira (18/03), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, o projeto (PLC 15/09) que institui a Semana de Educação Ambiental nas escolas do ensino fundamental, médio e nas universidades.

O senador João Vicente Claudino (PTB-PI), relator da matéria nesta comissão, apoiou a iniciativa e acatou emenda apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), propondo estender a Semana de Educação Ambiental também para as instituições de ensino superior.

No seu relatório, João Vicente Claudino justificou a importância da matéria para o desenvolvimento sustentável, proteção da relação do homem com a natureza e popularização da educação ambiental: “Em todos os países, principalmente naqueles em que primeiro a indústria gerou danos ao meio ambiente, a preocupação ecológica vem ocupando os mais diversos espaços, inclusive o educacional.

Desse modo, os currículos escolares há muito incorporaram a temática ambiental, particularmente por meio de uma abordagem transversal e interdisciplinar”, defendeu.

Segundo o projeto aprovado, a Semana de Educação Ambiental deverá ser realizada anualmente na primeira quinzena de junho e contar com atividades integradamente planejadas e desenvolvidas em todos os componentes curriculares.

O ex- deputado Mauricio Rands, autor do projeto, escolheu esse período para que as atividades se realizem em torno da semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho.

“A dimensão ambiental deve, ainda, constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas”, acrescentou o senador João Vicente.

Segundo ele, “a relevância do tema é inquestionável.

Não se estabelece uma sobrecarga nos currículos, dada a previsão de abordagem integrada e multidisciplinar.

Desse modo, nada há a obstar à iniciativa, quanto ao mérito educacional”, destacou João Vicente Claudino.

Com a aprovação na CE nesta terça-feira, a matéria agora segue para ser examinada pelo Plenário do Senado.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência Senado Foto: Divulgação / Agência Senado