JVC e Nerinho firmam parcerias para desenvolvimento do turismo no PI

PTB Notícias 8/04/2013, 16:47


O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) e o secretário de Turismo do Piauí, José Icemar Neri, o Nerinho (PTB), estiveram reunidos na terça-feira (2/4/2013) com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino.

Os petebistas receberam sinalizações positivas sobre vários pontos da pauta e ainda foram orientados sobre como o Piauí pode receber mais recursos da autarquia.

“A reunião foi muito produtiva.

O presidente Flávio Dino nos mostrou os caminhos para trabalharmos juntos pelo desenvolvimento do turismo no Piauí.

Um dos principais resultados foram as indicações sobre a “Rota das Emoções””, conta João Vicente.

Flávio Dino sugeriu que fosse realizada uma reunião no Piauí, com a participação dele e do ministro do Turismo, Gastão Vieira, para discutir a promoção internacional da Rota das Emoções, roteiro turístico composto por três destinos principais: Jericoacoara, no Ceará, a região do Delta do Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses.

Após ler a pauta com as demandas do secretário Nerinho, o presidente da Embratur logo manifestou: “Podem contar com quase tudo”, garantindo apoio imediato para a produção e impressão de material de divulgação dos destinos introdutores de turismo no Piauí: Polo das Origens (Parque Nacional Serra da Capivara), Polo do Delta (Delta do Parnaíba) e Polo de Teresina, bem como o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, que é a terceira maior romaria do Nordeste; como também apoio para a aquisição de Banco de Imagens do Estado do Piauí, além da inclusão do Piauí no Programa Caravana Brasil.

Sobre a inclusão do Piauí entre os destinos a serem visitados por operadores e jornalistas estrangeiros nas ações de divulgação do país promovidas pela Embratur, no âmbito do Programa Caravana Brasil, Flávio Dino foi contundente: “A gente monta isso e paga a conta”, declarou.

O secretário Nerinho também pediu apoio para a participação do Piauí na Feira Internacional de Turismo da América Latina, a ser realizada de 14 a 17 de setembro em Buenos Aires, Argentina, como também apoio para a realização do “Kite Meeting Brasil”, evento destinado à divulgação do potencial para a prática do kitesurf no litoral piauiense.

Quanto a isto, Flávio Dino assegurou o apoio para levar não só jornalistas como também formadores de opinião.

“Podemos bancar a ida dessas pessoas”, garantiu.

Dino informou ainda que os estados dispõem de uma verba centralizada, com valor fixo, para aplicarem de acordo com os seus critérios, na Feira Internacional do Turismo da América Latina (FIT).

“O Piauí dispõe de R$ 155 mil para a feira, mas foi o único estado que não recebeu o recurso”, frisou, para a surpresa dos piauienses presentes.

“A verba é correspondente ao desempenho do estado.

Há estados que recebem até R$ 800 mil”, continuou.

O secretário Nerinho também avaliou o resultado da reunião como muito positivo.

Disse que o ponto principal da audiência foi a busca de parcerias para promover o desenvolvimento do turismo no estado.

Na oportunidade, o senador João Vicente presenteou o presidente da Embratur com o catálogo “Serra da Capivara – impressões”, um projeto de Otoniel Fernandes Neto com fotografias de Alex Uchoa, divulgando o Parque Nacional Serra da Capivara, que conta com uma área de 130 mil hectares no Sudoeste do Piauí.

Patrícia Fernandes, coordenadora da Diretoria de Marketing da Embratur, e o empresário Joaquim Bezerra Filho também participaram da reunião.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do senador João Vicente Claudino (PTB-PI)Foto: Assessoria do senador João Vicente Claudino