JVC prega maior participação da União no financiamento da educação básica

PTB Notícias 9/07/2009, 12:12


“Não teria chegado a hora de o governo federal superar as funções supletivas que até agora desempenha e assumir, concreta e objetiva, o papel de grande financiador da educação básica?”.

Essa foi a sugestão de debate que o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) trouxe para o Plenário na noite desta quarta-feira (08/7).

Ele disse que não considera justo deixar para os governos estaduais e prefeituras municipais a responsabilidade integral sobre a oferta de uma educação básica que prime pela qualidade e pela inclusão social.

Na avaliação do senador, estados e municípios não têm condições de aumentar sua participação no financiamento das redes escolares públicas.

Por isso, ele defendeu o estabelecimento de uma espécie de pacto republicano com prazos e metas consensualmente definidos, de modo a promover uma revolução no cenário educacional brasileiro.

Ele sugeriu, por exemplo, uma década de prazo para um salto qualitativo na educação a partir do investimento de volumosos recursos financeiros federais.

– Que se aprimorem os instrumentos de avaliação.

Que as cobranças sejam feitas.

Que as metas e os prazos sejam fiscalizados.

Mas que, para que tudo isso ocorra, a União transfira a estados e municípios o dinheiro que deles recolhe.

Sem isso, estaremos condenados, no máximo, a conviver com paliativos, bons certamente, mas insuficientes.

O Brasil merece muito mais que isso – afirmou João Claudino.

fonte: Agência Senado