Kelly Moraes decide intensificar ações de prevenção contra a gripe A

PTB Notícias 28/06/2011, 16:04


A Prefeita Kelly Moraes (PTB-RS) reuniu em seu gabinete nesta última segunda-feira, 27/06/2011, o Secretário de Saúde, Edison Rabuske e o Coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Gomes, com as equipes técnicas, para definir um plano de prevenção da gripe A .

Os profissionais da saúde apresentaram um panorama da doença em Santa Cruz do Sul e com o aval da Prefeita Kelly Moraes definiram ampliar as ações preventivas.

A primeira medida efetiva é a formação de uma equipe de vigilância permanente para atuar nas escolas municipais.

O grupo formado por médicos, enfermeiros e agentes de saúde irá percorrer as instituições de ensino com ferramentas preventivas como o álcool gel, levando ainda orientações importantes para as direções das escolas, professores e alunos.

“As escolas serão as primeiras a receberem esta atenção especial”, adiantou a Prefeita.

Segundo a orientação da vigilância sanitária da 13ª coordenadoria de saúde do estado do Rio Grande do Sul, em razão das medidas já tomadas até a presente data e do eficaz monitoramento de todas as suspeitas do vírus H1N1 ficou definido que neste primeiro momento, ainda não há necessidade de paralisar as aulas ou atividades coletivas.

A Prefeita Kelly Moraes ponderou que a antecipação das férias de inverno iria repercutir na alimentação dos alunos das comunidades mais carentes.

“Crianças bem alimentadas estarão mais saudáveis e com maior imunidade para combater o vírus da gripe e demais doenças diagnosticadas no inverno”, comentou a Prefeita.

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde vai tratar com o Governo do Estado a possibilidade de imunizar todos os moradores para evitar a contaminação de mais pessoas.

“É fundamental que a população entenda a importância da vacina.

Muitas pessoas, mesmo estando nos grupos de risco, não estão procurando os pontos de vacinação”, salientou Kelly.

A distribuição dos medicamentos também será ampliada, além do Cemai, PA e Hospitalzinho, os Postos de Saúde estarão disponibilizando tamiflu.

A Prefeita Kelly Moraes reforçou que os órgãos municipais de saúde estão monitorando todos os casos confirmados e que se necessário as ações preventivas serão intensificadas.

“Estamos atentos e trabalhando para evitar mais casos graves de contaminação, se todos se vacinarem e e tomarem as medidas de prevenção, vamos reduzir as chances de novos casos serem confirmados”, concluiu Kelly Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul