Kelly Moraes destaca ações de seu mandato em despedida na ALRS

PTB Notícias 17/12/2008, 9:43


A deputada estadual Kelly Moraes (PTB/RS) discursou no Grande Expediente desta tarde (16/12), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em tom de despedida.

A partir de janeiro ela assumirá a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, desafio que ela considerou honroso pelo pioneirismo de ser a primeira mulher eleita no município.

A parlamentar destacou suas ações nesses dois anos de mandato, assim como sua atuação nas comissões temáticas e como segunda-secretária da Mesa Diretora em 2007.

“Estou nesta tribuna para uma despedida, mas espero que seja um até breve e não um definitivo adeus”, disse ela.

Kelly destacou que deixará a Assembléia para assumir a maior responsabilidade de sua trajetória política: a de ser prefeita da cidade de Santa Cruz do Sul.

Com a experiência de um mandato na Câmara dos Deputados, a parlamentar declarou que só pôde conhecer aqui no Parlamento o porquê dos políticos gaúchos se diferenciam dos demais do país.

“Nesta Assembléia a democracia se exercita em sua plenitude.

E preservar a democracia é proteger o Parlamento.

É acalentá-lo sem, porém, ignorar e buscar seus vícios, seus defeitos e suas imperfeições.

O Legislativo é o imenso estuário para a qual confluem as grandes reivindicações, os principais anseios, as máximas aspirações de um povo.

É preciso que a sociedade nele encontre respostas para as suas inquietações, eco para os seus clamores”.

A deputada fez um retrospecto de importantes conquistas da Comissão de Assuntos Municipais, a qual ela preside, como a mobilização em defesa da retomada pelas Assembléias Legislativas da prerrogativa de legislar sobre as emancipações, reunindo mais de 200 mil assinaturas enviadas ao Congresso Nacional para aprovação da PEC 13/2003.

“A comissão apoiou o trabalho dos 29 municípios criados em 1996, ameaçados de extinção, para a regularização de sua situação, e tenho certeza que conseguiremos resolver esse impasse”, disse.

Além disso, a comissão realizou inúmeras audiências públicas tratando de diferentes assuntos de interesse da população, originando, inclusive, duas subcomissões que trataram da questão eólica e da situação das comunidades atingidas por barragens e usinas hidrelétricas.

A deputada abordou, ainda, iniciativas junto às comissões de Saúde, Serviços Públicos e de Representação Externa para tratar da questão fumageira no Estado.

Kelly ressaltou, também, sua satisfação em receber no município de Santa Cruz do Sul a 3ª Interiorização do Parlamento em 2007 e a 9ª Assembléia Regional de Convergência, em 2008.

A deputada encerrou seu discurso agradecendo a Mesa Diretora o apoio das bancadas do PT, PP, PMDB, PPS, PDT, PSB, PSDB, DEM e PC do B, e, sobretudo, do PTB.

“Agradeço aos meus colegas de bancada que sempre me destinaram missões honrosas e manifestaram diariamente apoio e solidariedade”.

Além disso, agradeceu também a comunidade de Santa Cruz que a elegeu.

” Tenho uma grande responsabilidade pela frente, mas me sinto tranqüila porque contarei com pessoas altamente qualificadas e engajadas na comunidade.

Me sinto preparada e muito feliz de representar o povo que me elegeu deputada por duas vezes e agora me dá a honra de administrar a minha cidade”, concluiu ela.

Integraram os apartes ao Grande Expediente os deputados Iradir Pietroski (PTB), Silvana Covatti (PP), Edson Brum (PMDB), Heitor Schuch (PSB), Raul Carrion (PCdoB), Zilá Breitenbach (PSDB), Marquinho Lang (DEM), Carlos Gomes (PPS), Francisco Appio (PP).

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da ALRS)