Kelly Moraes engajada na mobilização contra consultas públicas da Anvisa

PTB Notícias 8/02/2011, 9:19


A Prefeita de Santa Cruz do Sul (RS), Kelly Moraes (PTB), esteve reunida na manhã desta segunda-feira, 07/02, com o Presidente do Sinditabaco, Iro Schüncke, acompanhado dos representantes do setor fumageiro, Valmor Thessing e Sérgio Rauber para discutir novas ações de mobilização pela suspensão imediata das consultas públicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que apresentam medidas que coibem o uso do tabaco.

Na semana passada, o Presidente do STIFA, Sindicatos dos Trabalhadores na Indústria do Fumo e Alimentação, Sérgio Pacheco, já havia entrado em contato com a Prefeita, solicitando o apoio da Administração Municipal.

Os representantes das indústrias fumageiras alertaram sobre os prejuízos que estas medidas podem trazer para Santa Cruz do Sul, e sugeriram que audiências sejam marcadas com os Governos Federal e Estadual.

A Prefeita disse que já está mobilizada e que junto com o Deputado Federal Sérgio Moraes (PTB), e os Deputados Estaduais Marcelo Moraes e Heitor Schuh, tentará agendar para os próximos dias encontros com o Governador Tarso Genro e também com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que no ano passado esteve em Santa Cruz do Sul, como Ministro das Relações Institucionais e assumiu publicamente o compromisso de ser parceiro na defesa da fumicultura.

EntendaA Consulta Pública nº 112 trata dos teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros e da proibição de ingredientes nos produtos derivados de tabaco.

Já a Consulta Pública nº 117 propõe que os cigarros não poderão estar mais expostos ao público; a venda ficaria restrita a locais específicos, como tabacarias; e nas embalagens deveria constar a frase “Tabagismo é doença.

Você tem direito a tratamento – Disque Saúde 0800 61 1997″; além de impossibilitar a identificação do cigarro, após ser retirado da carteira, pois proíbe colocar a marca no cigarro.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Gaz