Kelly Moraes participa de reunião com Cooperativa dos Suinocultores

PTB Notícias 7/07/2009, 8:25

Dentro do Projeto de Diversificação de Culturas do Governo Municipal, aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (06) no Gabinete da Prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes (PTB), um encontro com a direção da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), interessada na instalação de uma Unidade de Produção de Leitões (UPL) e no aumento da produção de leite em Santa Cruz.

Kelly Moraes, falando também como Presidente da Amvarp, disse que tem o máximo interesse no investimento.

Ela pediu um levantamento detalhado sobre área necessária para implantação da unidade, número de empregos que serão gerados e o prazo que a Cosuel precisara para sua efetivação.

“Diferente de nós, a administração anterior não mostrou o devido interesse pela idéia e hoje demos um primeiro passo para a vinda da Cosuel para nossa cidade.

Determinei a criação de uma comissão para tratar do assunto” disse ela.

Além da Prefeita Kelly e seu Vice Luis Augusto Costa a Campis, estiveram presentes o diretor presidente da Cosuel, Gilberto Antônio Piccinini / Roni Giongo, superintende do setor de suinocultura da cooperativa / Eusébio Morsch, conselheiro administrativo da Cosuel / Ademir Santin, Secretário Municipal de Agricultura / Jair Roberto Jasper, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico / Procurador Jurídico do município, Marco Borba / Aldo Welker, sub Secretário de Agricultura / Vereador André Sheibler / Paulo Zampiere, chefe do escritório local da Emater / Deputado Federal Sérgio Moraes e Deputado Estadual Heitor Schuch.

Ademir Santin citou aos presentes os benefícios do investimento para Santa Cruz do Sul, tanto na diversificação quanto na assistência técnica para nosso produtor.

“São dois assuntos que estamos acompanhando de perto e queremos incentivar no município, a criação de suínos e o crescimento da bacia leiteira” garantiu ele.

O Secretário Jair Jasper falou da extrema importância do projeto, dizendo que o município luta sempre por novos investimentos.

Já o Vice Prefeito Campis alertou para o perfeito entrosamento da cultura do fumo, que é forte em nossa região, com a suinocultura e a produção leiteira.

“Seria bem vinda a implantação dessa unidade aqui, agora devemos criar projetos específicos para o agricultor que desejar ingressar nessa área” afirmou ele.

O diretor da Cosuel agradeceu o convite vindo da administração pública, citando que Santa Cruz é cidade pólo na região e que a preferência pelos investimentos da cooperativa recaem para esse município.

“Com esse encontro estamos maturando uma futura parceria com a Prefeitura.

Nossas idéias foram bem recebidas pela Prefeita e sua equipe, pois podemos gerar empregos diretos e uma boa renda aos produtores” afirmou Gilberto Piccinini.

Ao final do encontro, em nome do município, Santin aproveitou para fazer o convite oficial a direção da Cosuel, para que venha participar da 25° Edição da Oktoberfest, que contara também com uma feira agropecuária.

Uma nova reunião deverá ser marcada para a continuidade das negociações.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Jornal dos Vales