Kelly Moraes preside a primeira audiência da Comissão do Lixo na AL

PTB Notícias 12/10/2007, 9:30


A deputada estadual petebista Kelly Moares presidiu nesta quinta-feira (11/10) a primeira audiência pública da Comissão Especial da Assembléia legislativa do Rio Grande do Sul, para Analisar a questão do lixo no Estado.

Um grupo de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) apresentou trabalhos e pesquisas que tratam sobre diferentes aspectos do assunto.

Conforme a vice-presidente, o trabalho da Comissão inclui a classificação do lixo urbano, domiciliar, comercial, público, industrial, de serviços de saúde, atômico, espacial e radioativo e, sobretudo, de investigação da origem do lixo.

Segundo Kelly, cerca de sete mil toneladas de resíduos urbanos são produzidos diariamente no Rio Grande do Sul e a maior parte não passa por seleção ou tratamento.

“Gostaríamos, desta forma, promover a conscientização da sociedade com relação ao assunto, promovendo debates e trazendo especialistas que apontem soluções ao destino de todo o lixo gerado no nosso Estado”, disse a deputada petebista.

Os pesquisadores da Ufrgs apresentaram estudos sobre as alternativas utilizadas em âmbito mundial para encaminhar soluções aos graves problemas gerados pelo lixo.

Jorge Otávio Trierweiler apresentou estudos que mostram alternativas para o tratamento de rejeitos.

O pesquisador salientou que a Europa adota dois procedimentos para tratar o lixo: a incineração e a biodigestão.

“A França, por exemplo, incinera 70% dos rejeitos, enquanto outros países preferem transformar o lixo em energia utilizando a biodigestão”, relatou Trierweiler.

Maira Baungarten apresentou um projeto de pesquisa desenvolvido por solicitação da Petrobrás, cujo objetivo é desenvolver políticas sobre o meio ambiente numa perspectiva de 50 anos.

“É necessário que trabalhemos com uma rede de cidades e iniciemos os jovens no conhecimento científico, que os conduzirá para uma mudança cultural em relação ao meio ambiente”, concluiu Maira.

fonte: site do PTB – RS