Kelly Moraes propõe audiência para debater combate à Psoríase

PTB Notícias 4/09/2007, 8:24

A deputada estadual petebista Kelly Moraes, titular da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, convida a todos a participarem da audiência pública sobre a Psoríase que acontecerá nesta quarta-feira (5/9), às 9h30, no Plenarinho do Palácio Farroupilha.

Proponente do requerimento de audiência, a parlamentar destaca que o encontro reunirá representantes da Secretaria da Saúde, profissionais da área, bem como políticos e interessados em debater políticas públicas para atender as demandas da doença e discutir formas de amenizar os problemas enfrentados pelos portadores, como o preconceito.

“Sabemos da importância da presença de cada um de nós, e contamos com a sua colaboração para unirmos forças e idéias a serem discutidas e implantadas em benefício dos portadores desta doença”, solicitou a parlamentar petebista.

O encontro contará também com a presidente da Associação Nacional dos Portadores de Psoríase, Gladis Lima, que abordará as principais dificuldades enfrentadas pelos portadores da doença.

Dia Estadual de Combate à Psoríase A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei do deputado Iradir Pietroski (PTB) que institui o Dia Estadual de Combate à Psoríase.

A data será comemorada no dia 29 de outubro.

No Senado tramitam dois projetos instituindo o dia 29 como do Dia Nacional da Psoríase.

A Psoríase Segundo a Associação Brasileira de Psoríase (Abrapse), a doença afeta cerca de 3% da população mundial e acomete igualmente homens e mulheres, em qualquer idade.

A Psoríase é uma doença inflamatória de pele, benigna, crônica, de causa desconhecida, relacionada à transmissão genética, mas que depende de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou agravamento.

Manifesta-se por meio de lesões avermelhadas, com descamação seca e branca, e pode ocorrer em parte do corpo ou em todo ele.

As unhas também podem ser afetadas e, muito raramente, as articulações, causando artrite psoriática.

fonte: site do PTB – RS