Kelly Moraes quer estender o atendimento às vítimas do câncer de mama

PTB Notícias 12/07/2007, 9:18


A deputada estadual Kelly Moraes (PTB/RS) participou nesta quarta-feira (11/07) do lançamento da Semana da Luta Contra o Câncer de Mama, que ocorre de 11 a 18 de julho, numa promoção do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) e da Assembléia Legislativa.

Durante o evento, realizado no salão Júlio de Castilhos, foram divulgados que anualmente surgem pelo menos cinco mil novos casos no Rio Grande do Sul, matando 980 mulheres no mesmo período.

A parlamentar solicitou o apoio do Parlamento para que o programa atenda mais municípios e possa oferecer, além do diagnóstico e da cirurgia, também a operação plástica, como forma de resgatar a auto-estima das vítimas da doença.

Kelly declarou que a Assembléia participa de atividades preventivas que iniciaram com o lançamento do protocolo de intenções para implantação de ações de planejamento familiar, bem como a importância do combate não se restringir somente às mulheres.

“Hoje a doença não é privilégio do sexo feminino, os homens também estão desenvolvendo o câncer de mama”, ressaltou.

A petebista propôs ações integradas de órgãos públicos e privados para estender o atendimento às vítimas e, sobretudo, auxiliar no trabalho preventivo.

“Precisamos alertar as pessoas quanto a gravidade desta doença, incentivar campanhas para aquisição de equipamentos como os mamógrafos, mas principalmente informar sobre a importância dos exames preventivos”, enfatizou.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do site PTB/RS)