Kelly Moraes ressalta parceria com Emater na implantação de açudes

PTB Notícias 5/04/2011, 7:44

Para prevenir os prejuízos com as intempéries climáticas, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS), administrada por Kelly Moraes (PTB), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o governo do Estado e a Emater, está investindo na implantação de açudes de irrigação nas propriedades rurais.

Na semana passada, em audiência com a diretoria da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, foi anunciada a autorização para o repasse de mais R$ 170mil para a construção de 12 novos açudes.

Todos os açudes já têm seus projetos prontos e a empresa Bonfante está contratada para iniciar as obras.

Desde o início de 2011, a Prefeitura trabalha na implantação de mais seis unidades.

Os recursos para as obras somam R$ 40mil.

Em 2010 foram investidos mais de R$ 120mil na construção de 14 açudes.

Somando todos os valores, a administração municipal vai contemplar 32 propriedades rurais com investimentos que passam de R$ 300mil.

Para a prefeita Kelly Moraes, essas parcerias garantem investimentos importantes para o desenvolvimento do meio rural.

“Queremos ampliar estes números para garantir mais renda aos produtores, oportunizando avanços na diversificação das propriedades”, ressalta.

Segundo o secretário da Agricultura, Ademir Santin, esse incentivo garante e aumenta a produção das famílias beneficiadas.

“Além de garantir mais segurança para os produtores, os açudes servem para melhorar a qualidade de vida e estimulam a diversificação.

“Todos os agricultores com interesse em implantar um açude para irrigação no Programa Pró-Irriga RS devem procurar a Secretaria da Agricultura para o cadastramento e elaboração do projeto, conforme os critérios do programa.

O governo estadual repassa 80% do custo da obra, com contrapartida de 20% do agricultor.

Ainda na agenda em Porto Alegre, o secretário Santin e o engenheiro agrícola Marco Alves estiveram na reunião da diretoria do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Agricultura, na Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Na ocasião, os secretários definiram que irão pleitear que o tema Agricultura ganhe destaque no próximo Encontro Estadual de Prefeitos, para que as administrações discutam três temas principais: orçamentos da secretaria estadual e das secretarias municipais, Código Florestal e inspeção sanitária (Suas).

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Gazeta do Sul