Kelly Morais recebe Cônsul alemão para falar sobre Oktoberfest

PTB Notícias 24/02/2012, 12:48

Na manhã desta quinta-feira (23/02/2012), a prefeita da cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, a petebista Kelly Moraes, e o Vice-Prefeito Luiz Augusto Costa a Campis, junto com secretários municipais e o presidente da 28ª Oktoberfest, Ênio Wermuth, receberam a visita do cônsul-geral da Alemanha, Hans-Josef Over.

Durante o encontro, a tradução foi feita pela professora e coordenadora de ensino de língua alemã na rede municipal, Luciani Vogt, pois Over está no Brasil há cinco meses e se familiarizando com o idioma.

O cônsul demonstrou grande interesse em estreitar os laços com o município por haver considerável número de descendentes de imigrantes alemães em Santa Cruz.

Os principais assuntos abordados durante a reunião estavam relacionados a educação, cultura e economia.

Segundo o visitante, o Rio Grande do Sul é muito importante para as relações comerciais com a Alemanha e o Brasil é um parceiro estratégico.

A respeito da Oktoberfest de Santa Cruz, disse perceber ser uma festa que envolve a vida cultural da cidade.

“Mas é necessário, além da homenagem aos imigrantes alemães, apresentar o que há de moderno na Alemanha nos tempos atuais”, ressaltou.

O cônsul demonstrou a intenção de trazer delegações da Alemanha para visitar Santa Cruz e se propôs a intermediar a colaboração entre seu país e o município, principalmente, em atividades na área da educação e cultura.

A Prefeita Kelly Moraes agradeceu a visita e salientou estar à disposição para que novos projetos sejam realizados em parceria.

“Nosso governo irá aproveitar essa oportunidade e proximidade que estamos estabelecendo”, afirmou Kelly.

Também ficou em aberto o agendamento de encontros no consulado, que tem a sede em Porto Alegre, para serem apresentados dados e avaliadas atividades de cooperação.

O Vice-Prefeito, Luiz Augusto Costa a Campis, destacou que Santa Cruz tem uma localização estratégica no Rio Grande do Sul e Mercosul.

“O município vem recebendo empresas japonesas e chinesas.

As empresas alemãs também são bem-vindas”, disse Campis lançando o convite.

O Vice-Prefeito ainda lembrou que a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) há anos realiza intercâmbios com universidades alemãs.

No encontro, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jair Jasper, assim como Campis, falou sobre as ventagens logísticas do município e da mão de obra especializada na área metal-mecânica.

Já a Secretária de Educação e Cultura, Rejane Henn, apresentou dados sobre a crescente adesão de alunos da rede municipal de ensino às aulas de alemão; sobre a parceria que o município tem com o Instituto de Educação Ivoti e o Instituto Goethe no ensino da língua germânica.

No entanto, ela apontou existir dificuldades para a aquisição de material didático e, existir uma lacuna no ensino do idioma na rede pública quando o estudante passa para o ensino médio.

O cônsul demonstrou-se muito interessado em cooperar para mudar esta situação.

A Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Hansen entregou diferentes folders e revistas ao visitante e citou os principais eventos realizados em Santa Cruz.

Ao final o cônsul presenteou a Prefeita Kelly Moraes e a tradutora e professora Luciani Vogt.