Lançada a primeira Cartilha de Conscientização Ambiental de Lorena

PTB Notícias 24/02/2011, 9:12


O município de Lorena, em São Paulo, lança sua primeira Cartilha de Conscientização Ambiental.

O material foi produzido pela Prefeitura de Lorena, administrada por Paulo César Neme (PTB), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEAR), em parceria com 12 empresas de iniciativa privada, que custearam a impressão total de oito mil exemplares do documento.

O projeto teve início no ano passado, quando o Conselho Ambiental se reuniu com representantes na SEMEAR, para que todo o processo de participação do município fosse realizado.

A cartilha foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, onde todos os conteúdos do caderno são de autoria da Prefeitura.

Já a captação de recursos, arte e impressão ficaram por conta do Conselho Ambiental, principalmente o de fazer levantamentos de empresas participantes que se dispuseram a serem parceiros do projeto.

O caderno conta com 20 páginas e impresso em papel reciclável e que aborda temas como: Programa Adote uma Praça que estabelece convênio com indústrias, comércios, igrejas, associações civis, tendo a finalidade de promover a conservação e a manutenção das praças públicas da cidade; Principal Legislação Ambiental do Município, curiosidades sobre a coleta seletiva e o lixo eletrônico, entre outras.

Além disso, o material traz informações importantes sobre o Licenciamento Ambiental Municipal (LICAM), que visa diversos benefícios, uma vez que simplifica e agiliza a emissão de licenças ambientais para o funcionamento de empreendimento no município.

Lorena é atualmente o primeiro município do Vale do Paraíba e Litoral Norte a possuir autonomia para a realização dos serviços.

De acordo com a assessora administrativa e bióloga da pasta, Mariana Siqueira, as cartilhas serão entregues em escolas municipais e particulares, empresas amigas do projeto, departamentos da Prefeitura e em eventos que a SEMEAR participa e promove.

“Este material veio para reforçar os trabalhos e projetos realizados na cidade, sensibilizando assim a população sobre a conscientização ambiental local”, informou.

A assessora Mariana Siqueira, ainda ressalta que as cartilhas foram de custo zero pela Prefeitura, concretizada pela participação dos patrocinadores.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lorena