Landim critica preços de passagens aéreas, e cobra modernização do setor

PTB Notícias 24/11/2013, 12:29

O deputado federal Paes Landim, do PTB do Piauí, em discurso no Plenário da Câmara na última quinta-feira (21/11/2013), reclamou que as companhias aéreas cobram passagens abusivas dos parlamentares.

Para ele, a Câmara deve cuidar diretamente das tarifas cobradas aos deputados.

Além disso, Paes Landim também criticou a situação dos aeroportos brasileiros.

Na visão do deputado, além da restauração e da reestruturação, é preciso também modernizar todos eles.

“Eu já cansei, aqui nesta Casa, de dizer que é um absurdo que a EMBRAER esteja presente em todos os quatro cantos do mundo — na Ásia, na África, na Europa, nos Estados Unidos —, fazendo voos regionais, e nós aqui não usarmos a EMBRAER.

Graças à Azul, empresa americana, que estamos agora usando a EMBRAER, mas com muitas dificuldades.

Para ir, por exemplo, de Teresina a Belo Horizonte, a Azul tem que ir para São Luiz, para depois ir para Belo Horizonte.

Quer dizer, é sempre muita dificuldade.

Se estiver no Nordeste e precisar ir para São Paulo, ela não vai até São Paulo, vai só até Campinas.

Por quê? Porque querem proteger a grande aviação, que, sufocada pela competição internacional e não tendo competência para tal, lá entraram por ambição, destruíram a VARIG, e querem compensar seus custos internacionais, porque a competição lá é brava, com os preços caríssimos domésticos.

O ministro Wellington Moreira Franco tem este papel institucional importante: revitalizar a aviação regional, para evitar que abusos dessas passagens aéreas — que mudam a toda hora, a todo dia os preços, dependendo da hora do dia — sejam contidos pela mais vasta competição de voos domésticos no Brasil”, afirmou o deputado Paes Landim, em seu discurso.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Rádio Câmara