Landim defende escola integral e melhor remuneração para professores

PTB Notícias 18/10/2011, 10:04


As lideranças políticas devem prestar mais atenção ao sistema educacional brasileiro, que é decisivo para que o País marque presença forte no cenário da competividade internacional.

A avaliação foi feita em Plenário pelo deputado Paes Landim (PTB-PI), que defendeu o ensino integral e melhores salários para os professores como ferramentas que garantirão o desenvolvimento do setor.

Landim citou, em seu discurso, artigo do jornalista Merval Pereira no qual ele aponta opiniões de especialistas sobre formas de garantir o fortalecimento da educação no País.

Entre os educadores citados pelo jornalista, conforme Landim, está Arnaldo Niskier, ex-secretário de Educação do Rio de Janeiro e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.

Para Niskier, a valorização do professor é fundamental.

Os professores, avalia o educador, são mal remunerados e mal formados no início da carreira e não têm a formação continuada que nos países desenvolvidos é permanente.

Se o professor não se atualiza, disse Niskier, o aluno perde o respeito intelectual pela figura do mestre.

“A economia está crescendo, oferecendo novas oportunidades, mas vamos bater em uma barreira que é a ausência de recursos humanos qualificados”, ressaltou o especialista.

O deputado citou ainda editorial da Folha de S.

Paulo que aponta opinião do economista Naercio Menezes Filho.

Segundo Menezes Filho, uma das variáveis que mais afetam o desempenho de um aluno é o seu tempo de permanência na escola.

Agência trabalhista de Notícias (PB), com informações do Jornal da Câmara