Landim defende instalação do Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba

PTB Notícias 28/08/2007, 8:49


Em discurso feito nesta segunda-feira (27/8) na Câmara dos Deputados, após ler púpito da Casa trechos de reportagens publicadas pelo Jornal Meio Norte sobre a descoberta de muros de pedras de até 30 metros de extensão constuídos pelos povos antigos no município de São Lourenço do Piauí pela equipe da arqueóloga Niède Guidon e sobre queimadas, o deputado federal Francisco Paes Landim reivindicou que o governo federal instale o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Landim afirmou que o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba foi criado quando o deputado estadual José Sarney Filho (PV-MA) era ministro do Meio Ambiente, e agora precisa ser efetivamente instalado por sua importância, estar na divisa de vários Estados e evitar a degradação da área.

Paes Landim declarou que se o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba não foi implantado ocorrerá o desmatamento e a destruição das matas ciliares.

“É preciso o parque ser instalado para garantir a preservação daquele importante patrimônio ambiental e das nascentes do rio Parnaíba, tão importante para as populações do Piauí e Maranhão”, falou Francisco Paes Landim, que também citou a coluna Painel Jurídico, do Jornal Meio Norte, assinada pelo advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho.

Na coluna, o advogado e professor de Direito Marcus Vinícius Furtado Coelho destaca que a implantação do Parque Nacional das Nascentes é uma medida urgente e vital à sobrevivência do rio Parnaíba.

Paes Landim afirmou que no Piauí coexistem o bioma da caatinga, cerrados e a áreas de mata atlântica.

Os deputados federais José Sarney Filho, Vidal do Rêgo Filho (PMDB-PB), Pedro Wilson (PT-GO), que estava presidindo a sessão de ontem na Cãmara dos Deputados, e Flávio Dino (PC do B) falaram, em aparte, durante o discurso de Paes Landim, lembrando de sua importância como jurista e professor da UnB (Universidade de Brasília), e sobre os patrimônios ambientais que o Piauí possui como o rio Parnaíba, o Delta do Parnaíba, o Parque Nacional Serra da Capivara e o bioma da caatinga.

fonte: Jornal Meio Norte