Landim pede que cerrado do Piauí seja contemplado com reflorestamento

PTB Notícias 22/04/2009, 7:41


O Deputado Paes Landim (PTB-PI), em pronunciamento no Plenário da Câmara, na última semana, fez um apelo ao Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

reiterando que o cerrado do Piauí, que vem sendo desmatado por conta da carvoaria, seja contemplado com o reflorestamento.

“Essa medida poderia ser extensiva a todos os lugares onde há exploração de carvão.

E no Piauí com a maior gravidade porque lá não tem indústria siderúrgica, e essa extração de carvão não gera nem emprego nem renda para o Estado porque é uma atividade contrabandeada.

Eu vejo que a fiscalização do IBAMA não existe na região do cerrado.

O Parque das Nascentes está lá abandonado, o Parque do Centro de Convenções também está abandonado, fiscalização praticamente nenhuma”, alertou o Deputado.

Segundo Landim, “é importante que os assentamentos fossem feitos em respeito ao meio ambiente, com plantações de árvores, como lembrou muito bem o Deputado Fernando Ferro ontem, numa conversa no café da manhã da bancada do Nordeste com o Dr.

Padilha, no Palácio do Planalto.

Que nos assentamentos, e onde tivesse também casas do BNH, houvesse escolas a fim de que a comunidade, escola e meio ambiente pudessem ser perfeitamente integrados nessa política de reforma agrária e de assentamentos conduzidos pelo INCRA.

É fundamental, até como mecanismo de educação ambiental dos assentados, dos sem-terra.

Não basta dar a eles assentamentos descampados sem nenhuma ligação maior com a natureza, porque isso lhes empobrece o ambiente e a própria cultura espiritual”, concluiu o Parlamentar do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias