Landim quer Congresso envolvido nas homenagens ao Pe. Antonio Vieira

PTB Notícias 11/02/2008, 10:14


O deputado federal Paes Landim, do PTB do Piauí, relatou na Câmara dos Deputados encontro que participou na Embaixada de Portugal, para tratar dos eventos em homenagem ao quarto centenário de nascimento do Padre Antônio Vieira, um ícone para duas culturas, a portuguesa e a brasileira.

Paes Landim afirmou que espera que o Congresso Nacional se some às instituições culturais e diplomáticas que trabalham nas homenagens que serão oferecidas ao intelectual que marcou a história do Brasil e de Portugal, seu país de nascimento.

“O encontro teve finalidade de discutirmos as homenagens a serem tributadas a esse personagem de duas pátrias, cuja vida e obra são a melhor evidência de sua devoção a Portugal, seu país de nascimento, e ao Brasil, Pátria de sua adoção, colocando ambas a serviço da humanidade.

A indústria editorial brasileira irá promover a reedição de suas obras, entre as quais o formidável acervo de seus sermões, sem os quais tanto a nossa História quanto a de Portugal estariam incompletas.

A eloqüência do grande pregador que ele foi e a coragem com que defendeu índios e a gente entre a qual viveu só não são maiores do que sua coragem, sua audácia e sua independência”, disse o deputado petebista.

Agência Trabalhista de Notícias