Landim relata realização de fórum sobre novo modelo de desenvolvimento

PTB Notícias 6/06/2012, 15:26


O deputado Paes Landim (PTB-PI) destacou em plenário a realização do XXIV Fórum Nacional do Instituto de Altos Estudos, presidido pelo economista e ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso e que, neste ano, teve como tema o “Novo Modelo no Brasil e Novo Modelo na China: Estratégia de Desenvolvimento para Transformar Crise em Oportunidade e Promover a Mobilização Nacional pela Competitividade Internacional do País, principalmente Industrial”.

Segundo Landim, Reis Velloso apontou três propostas básicas para transformar a crise em oportunidade.

A primeira é usar a economia do conhecimento para levar os investimentos em “intangíveis” – como educação e ciência e tecnologia – a todos os setores da economia.

A segunda proposta, destacada pelo petebista, é a mobilização nacional pela competitividade internacional do Brasil, principalmente na área industrial.

A última estratégia é o uso universal do mercado de capitais, por empresas abertas e empresas fechadas, grandes e pequenas.

Segundo Landim, Reis Velloso tratou também da transformação da biotecnologia como base na biodiversidade em uma das grandes tecnologias do século XXI.

“Temos a maior biodiversidade do mundo, usamos apenas 1%, disse Reis Velloso”, citou Landim.

O deputado registrou também a posse de seu irmão Luiz Gonzaga Paes Landim, à frente da Sudene.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do Jornal da Câmara