Lara abre no Rio Grande do Sul festividades do Dia Estadual do Vinho

PTB Notícias 2/06/2007, 11:30

Enfatizando a importância de aproximar os consumidores de vinho de seus produtores e a necessidade de consolidar uma nova cultura em torno da produção vitivinícola gaúcha, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do governo do Rio Grande do Sul, o petebista Luís Augusto Lara, recebeu na noite da última quinta-feira (31) a Comenda Amigo do Vinho, durante a abertura oficial das celebrações do Dia Estadual do Vinho, que neste ano será comemorado no próximo domingo, dia 3.

Um dos incentivadores do evento, realizado anualmente no pavilhão central do Cais do Porto de Porto Alegre, Lara destacou o trabalho dos organizadores da feira e das festividades – Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Associação Gaúcha de Vitivinicultores (Agavi) e Irmandade dos Italianos no Rio Grande do Sul-, coordenados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

“Somos um estado reconhecido pela produção do vinho, atividade que sustenta milhares de famílias gaúchas.

Por isso sou desde o início partidário desta festa, que aproxima a cultura do vinho da cidade, dando a oportunidade de os porto-alegrenses aprenderem a cultura do vinho, se aproximarem dos produtores e consumirem o que há de melhor no setor vitivinícola”, afirmou o secretário Lara.

Homenageado pelos organizadores ao lado jornalista Lasier Martins, Lara lembrou ainda que a instituição da data estadual do vinho também teve como incentivador o senador Sérgio Zambiasi, um dos grandes apoiadores da realização do evento no Estado.

“Essa feira e a comemoração do Dia Estadual do Vinho não aconteceriam sem o esforço desses parceiros e das milhares de pessoas que trabalham nas vinícolas gaúchas.

O governo estadual não faz mais do que o seu dever de apoiar e consagrar idéias como essas, que reconhecem o trabalho e a importância do setor para a economia do Rio Grande”, destacou o secretário petebista.

A feira promocional de vinhos será realizada no Cais do Porto até o dia 3 de junho, data na qual comemora-se o Dia Estadual do Vinho.

Nesse dia, um dos grandes atrativos será a já tradicional encenação que marca a chegada dos imigrantes italianos ao Estado, recuperando um pouco da história da colonização e da produção de vinhos no Rio Grande do Sul.

fonte: site do PTB – RS