Lara alerta que aeroporto em Caxias (RS) pode evitar apagão logístico

PTB Notícias 22/08/2007, 10:35


Palestrante convidado da reunião-almoço semanal da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), realizada na última segunda-feira (20/8), o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer do governo do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara, enfatizou que a construção de um novo aeroporto na região é condição primordial para que a Serra não sofra as conseqüências de um apagão logístico.

De acordo com o secretário petebista, o atual aeroporto de Caxias não possui condições para acompanhar o crescimento econômico da região nem detém estrutura que permita a ampliação de sua pista, o que limita a distribuição dos produtos fabricados na região e a ampliação do mercado exportador.

“O Rio Grande do Sul precisa desse novo aeroporto para não passar por um verdadeiro apagão logístico.

Se deixarmos como está, em 2015 Caxias e boa parte da produção metal-mecânica do Estado estará inviabilizada por falta de competitividade e de logística”, alertou Lara.

Desde o início do ano, o secretário se uniu aos empresários de Caxias do Sul na defesa da obra de um novo aeroporto, a ser construído no distrito de Vila Oliva.

Com apoio da governadora Yeda Crusius, que acolheu o projeto dentre as ações prioritárias de seu governo, o grupo busca agilizar o processo, que depende da liberação ambiental da área destinada à obra junto à FEPAM, para obtenção do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto do Meio Ambiente (RIMA), e da liberação do sítio aeroportuário da área junto à ANAC e ao Comando da Aeronáutica.

“Antes de iniciarmos a captação de recursos para a obra, temos de avançar nessas questões”, afirmou Lara.

Aos empresários, ele sugeriu ações que busquem a integração da bancada federal gaúcha no projeto, para somar forças e agilizar os procedimentos dos órgãos competentes.

“É hora de menos conversa e de mais trabalho.

Temos condições de fazer o aeroporto se materializar, mas para isso precisamos que vocês se mobilizem e pressionem os órgãos responsáveis pela liberação ambiental da área”, disse.

Em nome dos participantes do encontro, o presidente da CIC, João Francisco Muller, reforçou o apoio à propostas de Lara.

“Esse projeto é vital para a economia gaúcha, já que o aeroporto incrementará nossa relação com o mercado externo.

Precisamos de investimentos maciços na modernização do Rio Grande do Sul e, nesse sentido, vamos trabalhar sim”, completou o empresário.

Nesta quarta-feira (22/8), o secretário reúne-se com a bancada federal gaúcha, em Brasília, para tratar de pleitos do Estado e, acompanhado de representantes da CIC, irá expor o projeto do Aeroporto de Vila Oliva aos parlamentares.

fonte: site do PTB – RS