Lara apresenta projetos de cadastro social e erradicação da pobreza

PTB Notícias 16/04/2011, 11:11


Durante a rodada de interiorização do governo do Estado do Rio Grande do Sul no município de Lagoão, nesta sexta-feira (15/04/2011), o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, o petebista Luís Augusto Lara, apresentou as principais ações da Pasta.

Em parceria com as prefeituras da região, são desenvolvidos programas voltados para a erradicação da pobreza extrema e a atualização dos cadastros sociais junto ao Governo Federal.

Lara destacou que a Lei da Política Estadual de Combate à Pobreza Extrema, sancionada durante o evento, é uma ação que está alinhada à política do Governo Federal, dentro da iniciativa é crucial trazer para os Programas Sociais, as famílias que ainda não são cadastradas.

“No Rio Grande do Sul, existem cerca de 300 mil famílias que não são beneficiadas, ou seja, que não preenchem os requisitos mínimos, pois não possuem documentos de identidade ou sequer certidão de nascimento”, disse Lara.

Para combater a pobreza extrema, o secretário, que é o presidente do Diretório Estadual do PTB no Rio Grande do Sul, destacou que uma das principais atividades do Governo junto com o Poder Judiciário será o Programa Mutirão Social.

“Vamos cadastrar a população no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e fazer as documentações necessárias para quem ainda não possui, bem como orientar a população sobre os benefícios nas áreas socais e do trabalho disponibilizados pelo governo Federal”.

Outra ação é o Programa Próximo Passo, que visa qualificar mulheres e jovens beneficiados pelo Bolsa Família com cursos de mão de obra no Estado: “Já disponibilizamos quase 2 mil vagas para a Região Metropolitana de Porto Alegre, no segundo semestre o objetivo é realizar cursos no interior do Estado”.

À tarde, o secretário participou de reunião organizada pela equipe do Departamento de Assistência Social (DAS) da STDS com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lagoão.

Na ocasião, a secretária de Assistência Social do município, Nelva Janir de Freitas, afirmou que irá realizar uma ação de incentivo para que a população seja cadastrada.

fonte: site do Governo do Rio Grande do Sul