Lara comemora a realização do World EcoTur 2008 em Porto Alegre

PTB Notícias 14/06/2007, 14:19

Em audiência com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, o secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, o petebista Luís Augusto Lara, comemorou o anúncio de que Porto Alegre será sede, em março de 2008, do maior evento mundial de ecoturismo.

Acompanhando o presidente do Instituto Ambiental Biosfera, Dorival Bruni, e representantes do Porto Alegre Conventions &Visitors Bureau no Palácio Piratini, Lara participou da apresentação das diretrizes do 4º Seminário Internacional sobre Ecoturismo, o World EcoTur, que ocorre a cada três anos, e que pela primeira vez será realizado na Região Sul.

O objetivo do evento é incentivar o ecoturismo no Rio Grande do Sul.

Já realizado no Rio de Janeiro, Manaus e Salvador, o World EcoTur congregará delegações de mais 30 países, reunindo todo o segmento voltado para a indústria do turismo.

Como parte do evento, haverá um fórum de investimentos, com a participação de empresários interessados em conhecer as potencialidades da Região Sul, principalmente da Espanha, Portugal, França e Alemanha.

Bruni, que veio buscar o apoio institucional do governo do Estado para o evento, destacou as potencialidades do Rio Grande do Sul na área do ecoturismo: “Hoje, quando se fala no Rio Grande do Sul, só se olha para Porto Alegre e Serra.

Se desconhece que o Estado tem um potencial muito forte para o ecoturismo, com regiões belíssimas e pouco divulgadas.

Os empresários portugueses e espanhóis, por exemplo, investem muito no Nordeste e poderiam, ao conhecer melhor o Estado, direcionar ser investimentos também para o Rio Grande do Sul”, disse.

Yeda destacou que, de fato, há um manancial ainda desconhecido no Estado para o turismo sustentável, o que pode ser resolvido com pequenas ações de infra-estrutura.

“Sabemos que a indústria do turismo precisa de infra-estrutura e temos programas estruturantes para isso.

Em breve eles serão anunciados”, sinalizou a governadora.

Ecoturismo Lara falou ao grupo sobre os projetos que a Setur vem desenvolvendo na área e destacou o ecoturismo como uma das grandes vocações do Rio Grande do Sul, salientando que o Estado é o primeiro do país a ter uma legislação específica para o esporte de aventura e ecoturismo.

O secretário enfatizou ainda que há 115 mil trabalhadores de carteira assinada no turismo gaúcho, representando 2,6% do PIB do Estado, com margem de crescimento de 10% do PIB.

Sobre o apoio do governo ao World EcoTur, Lara disse que, embora o Estado não tenha dinheiro, dispõe de ferramentas que podem ajudar na organização: “Podemos, através do Estado, procurar empresas que tenham algum tipo de déficit com o meio ambiente para ajudar a bancar um evento como esse, que se assemelha ao um fórum mundial de turismo”, conclui.

Também participou da audiência o secretário do Meio Ambiente, Otaviano Brenner de Moraes.

O Instituto Ambiental Biosfera é uma organização não-governamental que atua na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e ecoturismo.

Tem sede no Rio de Janeiro e existe há 17 anos, com forte atuação no Brasil e vários intercâmbios e ramificações internacionais.

fonte: site do PTB – RS