Lara comemora liberação de recursos para infraestrutura turística no RS

PTB Notícias 14/01/2009, 13:09

Coordenador da Frente Parlamentar de apoio à viabilização do Rio Grande do Sul como subsede da Copa do Mundo 2014, o deputado estadual Luís Augusto Lara, presidente do Diretório Estadual do PTB gaúcho, participou na manhã desta terça-feira (13/1) da primeira reunião do Comitê Executivo RS 2014 deste ano, no Palácio Piratini.

Na oportunidade, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, assinou com a governadora Yeda Crusius a liberação de R$ 9,4 milhões para a infraestrutura do Estado.

Deste saldo, R$ 4 milhões são para consolidar Porto Alegre como subsede de jogos da Copa do Mundo.

Os outros R$ 5,4 milhões são destinados a projetos de pavimentação de rotas turísticas.

Lara lembrou na ocasião que parte desses recursos garantidos para a infraestrutura do Estado foram obtidos graças a emendas parlamentares da bancada federal gaúcha, em um esforço conjunto, do qual ele participou pessoalmente enquanto esteve à frente da Secretaria do Turismo do Estado.

“É o caso dos recursos agora destinados à pavimentação do trecho de acesso ao Itaimbezinho, entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

Uma reivindicação antiga e muito bem-vinda agora”, apontou.

Já o ministro Luiz Barreto falou das ações do governo federal em apoio à Copa e do estudo que está sendo feito sobre a competitividade das capitais candidatas a sediar os jogos.

Ele afirmou que os próximos cinco anos serão de muito planejamento e lembrou que a Copa irá acelerar obras que não ficarão só para Porto Alegre, mas para todo o Rio Grande do Sul.

“O grande legado da Copa é acelerar as obras de infraestrutura nos estados.

A Copa é geradora de emprego, de rendas e de oportunidades.

Por isso, a palavra clara é planejamento”, disse, ressaltando a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014.

A governadora Yeda Crusius comemorou o avanço obtido na definição de investimentos para o Estado e fez questão de enfatizar a relação harmoniosa com os entes federados.

Na mesma linha, o prefeito José Fogaça destacou a unidade de ação dos governos, “por um interesse comum” e falou da importância da criação da Secretaria da Copa.

“O caminho está aberto, estamos todos de mãos dadas, na mesma direção”, encerrou.

O anúncio das cidades que sediarão os jogos será feito pela FIFA, entre os dias 19 e 20 de março.

fonte: site do PTB – RS