Lara demonstra preocupação com fechamento de posto de saúde em Bagé

PTB Notícias 24/09/2013, 8:06


A determinação da Secretaria de Saúde de Bagé (RS) em fechar o Posto de Saúde Sá Monmany em decorrência da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), também localizada no Bairro Getúlio Vargas, preocupa o vereador Divaldo Lara (PTB), que levanta um aspecto específico.

Durante sua manifestação na tribuna, Lara lembrou que hoje existem dois equipamentos de raio-x prestando serviços à rede municipal de saúde, um localizado no PAM e outro no atual posto de saúde Sá Monmany.

Com o fechamento do segundo, o vereador do PTB alerta que o aparelho, hoje utilizado para marcação dos exames da rede municipal, passará a atender somente as urgências e emergências na UPA.

Divaldo entende que a população sairá perdendo em atendimento neste caso e que as demandas de eletro, superlotarão o PAM, visto que será o único a atender com essa finalidade.

A Secretaria de Saúde prevê o fechamento do Posto Sá Monmany, que hoje atende cerca de 250 usuários por dia, para a segunda quinzena de setembro, quando da inauguração da UPA.

“Este caso específico do raio-x é apenas um exemplo de que a UPA não substitui o Posto Sá Monmany, pois têm funções diferentes.

Devemos ter cuidado com todos os detalhes dessa troca para que a população não seja prejudicada”, analisa Divaldo Lara.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Divaldo Lara (PTB-RS)