Lara destaca em reunião atuação da bancada gaúcha em prol do turismo

PTB Notícias 24/10/2007, 11:39


Com a outorga, na tarde desta terça-feira (23/10), da Medalha Amigos do Turismo aos 31 deputados federais gaúchos, o secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer do governo do Rio Grande do Sul, o petebista Luís Augusto Lara, destacou a importante colaboração dos parlamentares para o fortalecimento do setor.

A homenagem, realizada durante reunião da bancada em Brasília, serviu de agradecimento formal aos deputados, que, por meio do empenho de R$ 12,5 milhões em emendas, beneficiaram projetos de desenvolvimento e de infra-estrutura turística do Estado para este ano.

Lara destacou que a liberação do empenho resultou de articulações feitas ainda no ano passado e consideradas fundamentais para a inclusão das demandas do Estado no orçamento de 2007.

Para manter o trabalho nessa linha, o grupo encaminhou aos parlamentares, durante a homenagem, um mapeamento de suas bases eleitorais, com indicação dos projetos de infra-estrutura turística e esportiva, de qualificação da mão-de-obra, de marketing e de comercialização do turismo gaúcho para 2008.

“Esse material apresenta aos deputados os projetos mais caros para as regiões e que são estruturantes, na visão da Secretaria do Turismo e do trade turístico”, destacou o secretário, que pertence ao PTB gaúcho.

A meta para 2008, segundo Lara, é incrementar o orçamento da Secretaria através de novas emendas parlamentares individuais e da criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo, voltado exclusivamente à autosustentação do setor.

O Fundo seria constituído de receitas oriundas dos parques estaduais pertencentes à Secretaria, de eventos oficiais e apoiados pelo Executivo, de receitas vindas dos aeroportos estaduais, de pedágios e de renúncia fiscal de empresas da cadeia turística.

A intenção é que 60% do orçamento do Fundo seja utilizado para a promoção do Estado e 40% para aplicação em infra-estrutura turística no Rio Grande do Sul.

“O Fundo, assim como as emendas, é uma alternativa concreta de driblarmos as dificuldades de desenvolvimento do setor turístico.

Sua criação é vital para o turismo gaúcho e, por isso, precisamos contar com o apoio da bancada federal”, concluiu Lara.

fonte: site do PTB – RS