Lara destaca importância da qualificação profissional durante formatura

PTB Notícias 27/04/2014, 20:53


O deputado estadual Luís Augusto Lara participou da solenidade de formatura dos Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec-FIC, em São Lourenço do Sul.

No evento, realizado na quarta-feira (23), na Escola Municipal Marina Vargas, o parlamentar representou a Assembleia Legislativa e evidenciou as principais políticas desenvolvidas, no que se refere à qualificação profissional.

Estiveram presente 220 formandos do SENAI, SENAC, SEST-SENAT e IFSul vindos dos municípios de Cristal, Pelotas e São Lourenço do Sul.

Os cursos foram: monitor de recreação, manicure e pedicure, padeiro e confeiteiro, trabalhador doméstico, camareira em meios de hospedagem, vendedor, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, operador de computador, cuidador infantil, pedreiro de alvenaria e marcenaria, motorista de transporte de produtos perigosos e jardineiro.

De acordo com Lara, o Rio Grande do Sul está vivendo uma revolução, pois a área do trabalho voltou a ocupar o centro das questões do governo.

‘Vocês são precursores de uma nova era, em que estamos tendo a maior oferta de cursos gratuitos da história do RS: 112 mil vagas”, falou aos formandos.

O deputado apontou ainda que o RS é recordista em duas áreas: “Em 2012, fomos o Estado que mais trouxe pessoas para os programas sociais, 120 mil.

Além disso, qualificamos 42 mil pessoas nos cursos gratuitos do Plano Estadual de Qualificação Profissional, total superior aos últimos dez anos somados”.

Ao destacar o simbolismo do ato, o governador Tarso Genro elogiou o empenho e a dedicação de Edithi Nebel Andersen, de 71 anos, que se formou em jardinagem.

‘Esta senhora simboliza o significado do Pronatec’.

O chefe do Executivo reiterou o compromisso do Estado em oferecer oportunidades à população a partir de ações governamentais.

‘A qualificação, o impulso para esse desenvolvimento, começa em casa, e hoje, há espaço para todos.

Se não há educação para o trabalho, não tem desenvolvimento’.

Também participaram do evento o prefeito de São Lourenço do Sul, José Daniel Raupp Martins, com o representante da Câmara Municipal de São Lourenço do Sul, Lourenço Crespo, e o secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Edson Borba.

fonte: site do PTB – RS